Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Pesquisa lista as piores desculpas de quem chega atrasado no trabalho

Estudo nos EUA mostra que 31% dos empregados põem culpa no trânsito.
Lista inclui gato com soluço, perna presa no metrô e entrevista de emprego.

Do G1, em São Paulo

VEJA AS DEZ PIORES DESCULPAS DADAS POR FUNCIONÁRIOS QUE CHEGAM ATRASADOS
1º) "Meu gato está com soluço"
2º) "Achei que tinha ganho na loteria"
3º) "Me distraí vendo o “Today show” (programa de TV)"
4º) "Meu colega de quarto cortou o fio do meu carregador do celular e o alarme não tocou"
5º) Achava que o tempo que levava de casa até a empresa já contava como hora de trabalho
6º) Uma raposa roubou as chaves do meu carro *
7º) Minha perna ficou presa entre o trem do metrô e a plataforma
8º) Não me atrasei porque não queria chegar antes das 9h (sendo que o horário em contrato começa às 8h)
9º) Fui fazer entrevista de emprego em outra empresa
10º) Recebi um telefonema do governador *
Fonte: CareerBuilder
* Nesses casos, as justificativas eram verdadeiras, segundo a empresa
Uma pesquisa feita pela empresa de recursos humanos CareerBuilder, dos Estados Unidos, listou as principais justificativas que os trabalhadores apresentam quando chegam atrasados ao serviço. O trânsito foi o campeão com 31%, seguido por sono (18%), tempo ruim (11%) e filhos (8%).
Além de listar os motivos mais comuns, o estudo reuniu também as desculpas que foram consideradas as dez piores: "meu gato está com soluço" é a primeira da lista. (Veja relação acima.)
O estudo feito com mais de 3 mil gerentes de recursos humanos e 7 mil empregados destacou que 16% dos trabalhadores entrevistados chegam atrasados pelo menos uma vez por semana. Entre as empresas, 34% confirmaram já ter demitido um funcionário que sempre chegava fora do horário.

Outras justificativas
A pesquisa reuniu ainda outras justificativas usadas com frequência. Além do trânsito, sono, tempo ruim e filhos, os empregados costumam citar problemas com o transporte público, com animais de estimação ou com o marido/esposa. As justificativas ainda incluem, em menor número, empregados que dizem ter ficado "assistindo TV" ou "na internet" até tarde.

Meio Ambiente faz poda de árvores em toda cidade

A Secretaria de Meio Ambiente, através do Setor de Arborização, vem dando continuidade ao programa de manutenção da arborização pública. No mês de dezembro, foram mais de 519 podas de árvores e removidas 33 árvores mortas com risco de queda. Diariamente, é feito o monitoramento técnico das árvores localizadas em logradouros públicos e praças, onde são diagnosticadas todas as necessidades de manutenção, seja poda, tratamento ou remoção. Hoje, a Secretaria de Meio Ambiente trabalha em conjunto com outras secretarias e órgãos, como é o caso da Defesa Civil, Secretaria de obras e a concessionária de energia elétrica Ampla, a fim de evitar danos nas copas
das árvores, quedas por ação de intempéries e por danos mecânicos causados nas raízes em algumas obras de pavimentação de ruas.

- A secretaria dispõe de um bom quadro operacional para atendimento ao público, estando à disposição da população dois técnicos para execução de vistorias, uma equipe de jardineiros para pequenas podas, três equipes de podadores e dois caminhões com escada magirus para execução de podas e remoções de grande porte em locais de difícil acesso – diz o responsável técnico do setor, Wilson Silva, lembrando que é obrigação da Secretaria de Meio Ambiente realizar manutenção em árvores localizadas em áreas públicas (ruas, praças, bosques e pomares) e não em áreas particulares (terrenos e quintais).

Casa do Artesão inaugurada no Farol nesta quinta

Será inaugurada nesta quinta-feira (02), às 19h, no Farol de São Tomé, a Casa do Artesão. Segundo o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Campos (Codemca), Jivago Faria, o espaço vai mostrar todos os segmentos do artesanato e, também, oferecer duas oficinas por dia. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através dos telefones 2733-3916 e 2724-3155.

Jivago explica que a Casa do Artesão vai funcionar ao lado da Academia Saúde Total, próximo à rodoviária do Farol, até o dia 16 de fevereiro. “Vamos reunir neste local artesãos de Campos e municípios visitantes como Natividade, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, Cabo Frio e Macaé”, adianta Jivago, ressaltando que haverá rotatividade de municípios.

- De Campos, teremos artesãos da Feira Mãos de Campos, Economia Solidária, Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Sebrae e da Casa de Cultura José Candido de Carvalho, em Goitacazes. “Acreditamos que, além de mostrar as belezas produzidas aqui, a Casa do Artesão, também, vai se tornar mais um ponto turístico do Farol”, destaca Jivago.

14bis e Nya Maia cantam no Lagamar nesta sexta-feira

O grupo 14bis e a cantora de MPB, Nya Maia, são as atrações do projeto "Aquele Abraço", nesta sexta-feira (03), às 21h, no Lagamar. Na programação do Verão da Família 2012, o projeto reúne cantores nacionais e locais no mesmo palco para animar os veranistas e moradores do Farol de São Tomé.

A banda é composta por Cláudio Venturini na guitarra e vocal, Hely Rodrigues na bateria, Sergio Magrão no baixo e vocal, e Vermelho nos teclados e vocal. Foi criada no final do ano 1979 por músicos que já se conheciam e alimentavam a idéia de ter uma banda brasileira nos moldes daquelas bandas internacionais que tanto influenciaram e emocionaram seus integrantes, como Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin, Pink Floyd, entre outras.

O trabalho mais recente é o CD e DVD “14bis ao vivo”, primeiro DVD da banda gravado em 2007, contendo seus grandes sucessos e trazendo a participação de Flávio Venturini, Beto Guedes, Rogério Flausino e Marcus Vianna.

Concluídas as obras do Centro de Produção Agroecológica

Foram concluídas nesta sexta-feira (27), as obras de implantação do Centro de Produção Agroecológica Integrada Sustentável, que conta com sistema de irrigação por gotejamento para as cultivares e galinheiro. O Centro de Produção vai funcionar com o sistema de Mandala, que compreende a produção consorciada. Na área preparada junto da BR-101, nas proximidades do Shopping Estrada, vão ser produzidas verduras, legumes, frutas e criação de galinha caipira, a custos reduzidos, conforme ressalta o secretário de Agricultura e Pesca, Eduardo Crespo.

O Centro servirá de vitrine para incentivar produtores da agricultura familiar, que poderão comercializar a produção excedente no comércio e no Programa Merenda Escolar. Eduardo explica que as aves serão criadas com custo reduzido, pois vão ser alimentadas com resíduos dos alimentos produzidos no "Hortão", área modelo de 5.000m² que será cultivada por uma família com vocação para a atividade agrícola.

Frutíferas - Na próxima semana será feita semeadura na área de produção de frutíferas. A equipe que trabalha no Planejamento Estratégico (com representantes da Secretaria de Agricultura, e Educação), que trabalha em parceria com técnicos do Sebrae, aguardam a conclusão de pesquisa de mercado para definir quais as frutíferas são viáveis para a produção comercial, levando-se em conta dados como demanda, condições de armazenamento, transporte, entre outros, já que o programa visa a produção para consumo para as famílias que vão aderir ao programa e para a venda do excedente para a geração de renda familiar.

Defesa Civil em alerta: Rio Paraíba sobe quase um metro em 12 horas


Famílias da Ilha do Cunha estão sendo removidas da comunidade
A Defesa Civil de Campos começou a retirar famílias da Ilha do Cunha na tarde desta segunda-feira (30/01). O Rio Paraíba do Sul continua subindo e deve atingir a toda a comunidade na manhã de terça-feira (31/01). Um dos motivos para a subida repentina do nível do Rio Paraíba é a vazão de águas de uma represa na Ilha dos Pombos, em Carmo, na região serrana do Estado do Rio, na tarde desta segunda eram 1.5 mil m³/s (metros cúbicos por segundo), quando o normal é uma vazão de até 700 m³/s.

Na manhã desta segunda-feira (30/01), às 8h, o nível do rio estava em 8,70m, ou seja, subiu quase um metro em 12 horas.

Carnaval de Campos terá muitas atrações

A Prefeitura de Campos, através da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, elaborou uma programação especial para agradar a todos que prestigiarem o “Carnaval da Família 2012” na praia do Farol de São Tomé. Artistas como Leandro Sapucahy, grupo Fundo de Quintal, Olodum, Swing e Simpatia, Jammil e uma Noites e Elymar Santos estão confirmados. Para as crianças, a animação fica por conta do bloco infantil Algodão Doce, de Carla Peres.

O cantor Leandro Sapucahy abre a festa no trio elétrico parado na quinta-feira (16), em frente ao Náutico, no Pré-carnaval. Na sexta-feira (17), tem Fundo de Quintal, no palco montado na Aldeia do Sol. No sábado (18), o grupo Olodum leva um pedaço da Bahia para a única praia campista e, no domingo (19), o grupo Swing Simpatia leva o melhor do pagode para o público. Na segunda-feira (20), a animação fica por conta da banda Jammil e uma Noites com as músicas “Colorir papel”, “Sou praieiro”, entre outras, além do bloco infantil Algodão Doce, de Carla Peres. Já na terça-feira (21), último dia de folia, o cantor Elymar Santos agita os veranistas e moradores do Farol de São Tomé.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Fundação Cultural abre inscrições para cursos diversos

A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima abre inscrições, a partir de 1º de fevereiro, para os cursos de Cultura Popular, no Palácio da Cultura e nas Casas de Culturas José Candido de Carvalho, em Goitacazes, e Poeta Antônio Silva, em Conselheiro Josino. As inscrições prosseguem até 03 de fevereiro. Os interessados devem comparecer das 9h às 18h, na sala 9, para fazer a inscrição.

Os cursos são ministrados de segunda à sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. Entre os cursos oferecidos estão crochê, corte de costura, reciclagem, emborrachado, pátina e decoupage, quilling, cartonagem e cartões artesanais, bordados em pedrarias e patchcolagem, bordado em fita, sandálias e bijouterias, pintura em porcelana, ponto reto, hardanger, crivo e yarana, bolsas e rendairlandesas, sabonetes artesanais, macromé, oitinho e vagonite, pintura em tecido, doces modelados, pintura em vidro, modelagem em argila, trabalhos em fibras de babaneira.

Estágio: A porta de entrada para o mercado de trabalho


Ciee oferece vagas a estudantes de ensino médio e faculdade
Que o estágio é uma fase importante na vida de um estudante todo mundo sabe, mas para conseguir uma vaga em uma empresa não é fácil. O candidato deve demonstrar interesse, ser proativo e um bom aluno.

O jornalista Ruan Sousa é exemplo de estagiário que se destacou, foi contratado e atualmente ocupa um cargo importante na empresa onde trabalha. Em três anos o rapaz começou como estagiário, passou a produtor e agora é coordenador.

“Foi uma boa oportunidade que eu tive quando estava terminando a faculdade, aprendi muito no tempo de estágio”, disse.

Concurso Detran-RJ: inscrições até 2 de fevereiro

O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro – DETRAN-RJ para o preenchimento de 96 vagas. As vagas são para os cargos de Administrador, Analista Contábil, Analista de Documentação, Analista de Gestão e Planejamento, Analista de Gestão e Trânsito, Analista de Identificação Civil e Analista de Tecnologia da Informação. O salário oferecido para os cargos é de R$ 2.135,00, por jornada de 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas até 02 de fevereiro de 2012, exclusivamente pela Internet, por meio do endereço eletrônico www.exatuspr.com.br.

Para os candidatos que não dispuserem de acesso à Internet, será disponibilizado local de apoio na sede do DETRAN-RJ, localizada na Avenida Presidente Vargas, no 817, Centro, Rio de Janeiro-RJ.

O valor da taxa de inscrição será de R$ 16,00.

Projeto Tamar realiza soltura de filhotes em Farol de São Tomé


Soltura acontece todas as quintas, na Aldeia do Sol

O Projeto Tamar em parceria com a Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está realizando a soltura de tartarugas da espécie careta-careta (cabeçuda). Segundo o secretário, Frederico Paes, todas as quintas-feiras, às 16h30, próximo ao estande montado pelo órgão, na Aldeia do Sol, no Farol de São Tomé.

Concurso: Faetec abre 616 vagas e inscrição pode ser feita desta segunda-feira

A Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro (Faetec) reforçará seu quadro de professores. É que a partir de segunda-feira (30/1) estarão abertas as inscrições para a contratação temporária de 616 docentes, que poderão receber salários entre R$ 810,43 a R$ 2.273,35. As oportunidades são para instrutor, professor I, especialista técnico em pedagogia e professor do instituto superior.

O cadastro para contratação por tempo determinado será realizado no período compreendido entre 30 de janeiro de 2012 a partir das 10:00h até 14 de fevereiro de 2012 até as 18:00h.

No processo seletivo, serão analisados os títulos acadêmicos e o tempo de atuação em atividades compatíveis com o cargo.

A contratação terá prazo de 12 meses, podendo ser prorrogada pelo mesmo período. O resultado final do concurso será divulgado no site da Fundação, no dia 16 de fevereiro.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

1.665 Vagas de Empregos no Balcão de Empregos

O Balcão de Empregos Municipal oferece 1.665 oportunidades de empregos com carteira assinada entre segunda-feira (23) e quinta-feira (26). Na terça-feira foram disponibilizadas 715 vagas. Na área de gastronomia, as oportunidades são para chefe de cozinha (5), ajudante de cozinha (14), churrasqueiro (4), cozinheiro (10), garçom (37), saloneiro (15), pizzaiolo (7), taifeiro (25) e salgadeira (3). Na área de construção civil há oportunidades para armador (10), bombeiro hidráulico (49), bloqueiro (4), carpinteiro (9), pintor (21) e pedreiro (137). Para quem busca colocação no mercado de trabalho, mas não tem experiência, uma boa notícia: são oferecidas 60 vagas para vendedores temporários, com o ensino médio completo. Há vagas também para atendente (16), caixa (22), corretor de imóveis (60), doméstica (4), farmacêutico recém-formado (1), fisioterapeuta (1), frentista (4), manicure (13), cabeleireiro (7), entre outras pra diversas atividades laborativas.

Na quinta-feira (23) foram disponibilizadas mais 950 vagas, totalizando 1.665 oportunidades de empregos estáveis, com todos direitos trabalhistas assegurados na carteira de trabalho. 

Combate à poluição sonora na praia do Farol de São Thomé continua

Mais de 10 veículos foram apreendidos no último sábado (21/01)
Fiscais da Coordenadoria de Fiscalização de Posturas e agentes da Guarda Civil Municipal, com apoio da Polícia Militar (PM), darão continuidade ao combate à poluição sonora no verão da Praia do Farol de São Tomé. O trabalho será reforçado nos finais de semana, quando o fluxo de carros de som aumenta.


A ação já surtiu efeito no último sábado (21/01), em frente ao Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) do Farol, quando foram apreendidos mais de 10 veículos com níveis de som acima de 65 decibéis que é o limite permitido, e segundo especialistas, quando esse limite é excedido, já se torna prejudicial à saúde.


Devido as várias reclamações de moradores e veranistas, a Polícia Militar e a Coordenadoria de Fiscalização de Posturas, resolveram atuar de forma conjunta, para garantir um verão mais tranquilo para todos.


O comandante da Guarda Civil Municipal, Francisco Melo, explicou que quando os fiscais da Coordenadoria de Fiscalização de Posturas, através do decibelímetro, constatam que os níveis de decibéis ultrapassaram o limite, os motoristas são multados e os carros recolhidos para depósito público.

Festival de Talentos da 3ª Idade nesta sexta no Farol

Está tudo pronto para o 2º Festival de Talentos da Terceira Idade, que acontece nesta sexta-feira (27), às 19h30, na Colônia de Férias da Terceira Idade, na Praia do Farol de São Tomé. O evento é uma iniciativa do Clube da Terceira Idade e consta da programação do Verão da Família 2012.

Vinte e cinco candidatos se inscreveram e vão concorrer nas categorias dança, teatro, música e poesia. Os ensaios foram realizados em duas etapas: na terça-feira (24) e na quarta (25). Segundo o diretor do Departamento do Idoso, Edivaldo Azevedo, o clima é o melhor possível.

- Os três primeiros colocados de cada categoria receberão troféus. A primeira edição do festival foi realizada no ano passado, com vários inscritos. Por isso, decidimos pela nova edição, já na Praia do Farol, oferecendo a estrutura da Colônia de Férias – disse Edivaldo.

Inscrições abertas para Rei Momo, Rainha e Musa do Carnaval

Serão abertas, a partir da próxima segunda-feira, as inscrições para os candidatos a Rei Momo, Rainha do Carnaval, Musa do Carnaval, Rainha das Baterias e Cidadão Samba do carnaval de Campos, podendo os candidatos, maiores de 18 anos, se dirigirem à Secretaria de Cultura, munidos de Cédula de Identidade, CPF, Comprovante de Residência.
As festividades serão realizadas no Automóvel Clube Fluminense, nos dias 13 (Rainha das Bateriais); 14 (Musa do Carnaval); 15 (Rei Momo, Rainha e Cidadão Samba). Os organizadores oferecem uma premiação aos que forem eleitos, no valor de R$ 3.000,00. A Corte Real de Momo vai acompanhar o carnaval nos distritos e no Campos-Folia/2012, no Cepop.

FESTIVIDADES – A prefeita Rosinha Garotinho aprovou a programação do chamado pré-carnaval e, também, na realização do carnaval nos distritos do Farol, Tocos, Goytacazes, Ururai, Dores de Macabu, Travessão, Rio Preto, Morro do Coco, Santa Maria e Santo Eduardo, valorizando mais “as folias momescas tradicionais observadas nessas localidades”.

Macaé registra grande número de inscrições, para concurso público



Após 14 dias, incluindo sábado e domingo, o último dia de inscrição para o concurso público municipal ainda registrou alta procura. A prefeitura de Macaé prorrogou apenas a data de pagamento para o próximo dia 28. As inscrições, que começaram no dia 10, foram os níveis de escolaridade Fundamental Incompleto, Fundamental Completo, Médio e Superior. São 744 vagas distribuídas entre 95 cargos. Os salários variam de R$ 545,00 a R$ 2.367,82.

De acordo com a secretária de Administração e presidente da comissão organizadora do concurso, Carla Mussi, ao todo foram registrados cerca de 60 mil inscritos. Os cargos mais procurados foram o de Assistente Administrativo, Guarda Municipal, Técnico de enfermagem e Assistente Jurídico.

Além destes, cargos como de Professores, Auxiliares de Serviços Gerais e Motoristas poderão ser preenchidos por moradores do município de Macaé e também de municípios vizinhos. É o caso da candidata Karine Rocha, de 22 anos, que veio de São Pedro da Aldeia para tentar uma vaga no município. “Sou professora contratada e, por isso, busco a estabilidade através deste concurso. Mesmo com a fila grande, o atendimento está sendo rápido e o tempo de espera bastante acessível”, afirmou.

Agricultura introduz nova tecnologia de produção no campo

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca faz nesta sexta-feira (27), às 10 horas, a silagem de milho numa propriedade rural de Vila Nova. A silagem consiste numa técnica nova, que utiliza máquinas de alta tecnologia para trituração, compactação e fermentação do milho, para que este seja usado como fonte de alimento e proteína de alta qualidade para os animais bovinos. A técnica constitui-se numa alternativa para suprir a deficiência de pastagens verdes no período de inverno, o que permite ao produtor não diminuir a produção leiteira neste período em que o leite tem valor mais alto.

- Quando chega o período do inverno, o produtor não se prepara. Essa é uma alternativa que a Secretaria de Agricultura está buscando oferecer com a tecnologia da silagem para que o produtor tenha um maior lucro e mantenha a sanidade do animal, que fica bem nutrido. Já introduzimos a mecanização na lavoura, desde o plantio até a colheita. Para esta colheita de milho, que será feita nesta sexta, doamos a semente, a plantadeira e o trator. Esse é um trabalho pioneiro. Estamos minimizando os custos da produção e, consequentemente, do produto, proporcionando ao produtor um maior poder lucrativo – explica o diretor de Fomento à Produção da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, Eduardo Alves.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Pagamento dos servidores começa nesta sexta-feira

Começa nesta sexta-feira (27) o pagamento dos servidores municipais referente ao mês de janeiro. Ao todo, R$ 51.242.000,00 serão injetados no comércio local somente com a folha de pagamento do funcionalismo público. O montante inclui R$ 2.785.873,03 de abono de férias pago a 4,8 mil professores que usufruem neste mês de férias coletivas. De acordo com os finais das matrículas, o pagamento dos servidores ativos e inativos será efetuado em três dias: sexta-feira (27), segunda-feira (30) e terça-feira (31).

No primeiro dia estarão recebendo os servidores com finais de matrícula 0, 1 e 2. Na segunda-feira (30), será a vez de quem tem matrícula com finais 3, 4, 5 e 6. Na terça-feira (31), o pagamento estará na conta dos servidores com matrículas terminadas em 7, 8 e 9.

Além do abono de férias dos profissionais da Secretaria de Educação, serão pagos os vencimentos e benefícios de funcionários permanentes (estatutários e celetistas), inativos (aposentados e pensionistas), estagiários e os que exercem cargos de confiança, com símbolos DAS.

Terceira edição do Eco Bike já está com inscrições abertas em Farol


Os interessados devem comparecer ao estande da Secretaria de Meio Ambiente, na orla.
Quem perdeu a oportunidade em participar do 2º Eco Bike, na praia do Farol de São Tomé, ou quer conhecer um pouco mais da história do litoral campista e seu ecossistema, já pode se inscrever para a terceira edição do evento, que será realizado no dia 26 de fevereiro. Os interessados devem comparecer ao estande da Secretaria de Meio Ambiente, na orla do Farol, diariamente, das 8h às 17h.

As inscrições podem ser feitas também de segunda a sexta-feira, na Secretaria de Meio Ambiente, das 8h às 17h, pelos telefones (22) 2738-1096/2735-0030/2725-1234. O principal objetivo do evento é estimular a prática de esporte com um veículo não poluente, apresentando a história e o ecossistema da praia campista.

O evento, que faz parte da programação do Verão da Família 2012, é promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo (Sedep) e a Fundação Municipal de Esportes (FME).

O Secretário de Meio Ambiente, Carlos Frederico Paes, ressaltou que os que participaram do 2º Eco Bike podem repetir a dose, sem nenhum problema, já que o roteiro será diferente. “Desta vez iremos fazer a parte Norte de Farol, iniciando no estande e terminando o passeio apresentando a restinga do Xexé”, informa o secretário.

Segundo Procon tarifa de telefone fixo para celular vai reduzir

Tarifa vai cair de maneira gradativa até cerca de 45%
Tarifa que hoje é de R$ 0,54 por minuto, vai cair de maneira gradativa até chegar a R$ 0,425



A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) homologou nesta terça-feira (24/01) a resolução que promete reduzir em cerca de 45% o custo da ligação de telefones fixos para móveis até 2014. A Resolução nº 576/11, que aprova o Serviço Telefônico Fixo Comutado envolvendo acessos do Serviço Móvel Pessoal ou do Serviço Móvel Especializado, prevê um prazo máximo de trinta dias para começar a valer.

Pela regra aprovada, essa tarifa, que atualmente é de R$ 0,54 por minuto, vai cair de maneira gradativa até chegar a R$ 0,425 em 2014. A medida vale apenas para chamadas feitas a partir de telefones fixos para celulares.

A resolução prevê, ainda, novas reduções no valor da tarifa em janeiro de 2013 e de 2014, num total de 26%. Os ganhos para os consumidores, porém, podem chegar a 45% se considerados os reajustes que deixarão de ser feitos.

De acordo com a secretária executiva do Procon, Rosangela Tavares, finalmente, os consumidores conseguiram uma boa notícia frente às operadoras de telefonia.

Grupo Sem Marra nesta quinta no trio elétrico em Farol de São Tomé

O grupo está apostando em sua mais nova música de trabalho: “Pára de Marra"
O grupo Sem Marra vai animar moradores, veranistas e turistas da praia do Farol de São Tomé, nesta quinta-feira (26/01), a partir das 22h, no trio elétrico parado, em frente ao Clube Náutico. O grupo está apostando em sua mais nova música de trabalho: “Pára de Marra”, que já está sendo conhecida na região e promete ser um dos hits do verão 2012.

Com muito swuing, alegria e um som de qualidade, o Sem Marra tem seu próprio estilo, considerado irreverente por muitos, mas que, independente da idade, sempre acaba agradando.

O grupo ousa em sua jornada artística, utilizando e-mails, rádios e sites de relacionamentos, para se tornar ainda mais conhecido do público brasileiro.

Cursos e oficinas na Zumbi com inscrições abertas

Pessoas de todas as idades podem se inscrever das 8h às 21h, de segunda à sexta-feira, na Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, para desenvolverem oficinas e cursos que aquele instituição está oferecendo gratuitamente em sua sede. Para este ano, uma grande novidade está por conta da realização dos cursos de Culinária Afro e Preparatório para o Primeiro Emprego. Outra boa notícia vinda da Zumbi é que estes cursos serão estendidos ao longo do ano de 2012, para núcleos do município e que são em Goitacazes, Comunidades da Tira-Gosto e Baleeira e ainda entre os moradores do Imbé.

Para se inscrever, o interessado deve portar, quando de sua ida à sede da fundação, à Rua Comendador José Francisco Sanguedo, 129, Centro (antiga Aquidaban), CPF, Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento, uma foto 3×4, comprovante de residência e renda, além da declaração de escolaridade. No caso de menor, os pais ou responsáveis devem levar também, seus próprios documentos para validação da inscrição.

Cursos – Preparatório para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Pré-IFF), Inglês Técnico e o Pré-Vestibular Social (Prevest). Desta lista agora constam ainda os novos que são os de Culinária Afro e o Preparatório ao Primeiro Emprego, que terá turmas pequenas e com 10 dias de aula por turma.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Concurso Detran-RJ: inscrições até 2 de fevereiro

O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro – DETRAN-RJ para o preenchimento de 96 vagas. As vagas são para os cargos de Administrador, Analista Contábil, Analista de Documentação, Analista de Gestão e Planejamento, Analista de Gestão e Trânsito, Analista de Identificação Civil e Analista de Tecnologia da Informação. O salário oferecido para os cargos é de R$ 2.135,00, por jornada de 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas até 02 de fevereiro de 2012, exclusivamente pela Internet, por meio do endereço eletrônico www.exatuspr.com.br.

Para os candidatos que não dispuserem de acesso à Internet, será disponibilizado local de apoio na sede do DETRAN-RJ, localizada na Avenida Presidente Vargas, no 817, Centro, Rio de Janeiro-RJ.

O valor da taxa de inscrição será de R$ 16,00.

As Provas Objetivas para todos os cargos serão realizadas nos Municípios do Rio de Janeiro, Niterói, Nova Iguaçu, Campos dos Goytacazes, Volta Redonda, Angra dos Reis, Teresópolis e Cabo Frio, na data prevista de 04 de março de 2012, em horário e locais a serem divulgados. O gabarito preliminar da Prova Objetiva será divulgado no prazo máximo de 72 (setenta e duas) horas após a realização da prova.O Concurso Público terá validade por 01 (um) ano, a contar da data da homologação, prorrogável uma única vez, pelo mesmo período.

Emut sinaliza novos redutores de velocidade no Farol

Atendendo à solicitação dos moradores da praia do Farol de São Tomé, que pediram a instalação de novos quebra-molas na Avenida Atlântica, para evitar que os carros trafeguem em alta velocidade pela orla marítima, a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo instalou quatro novos redutores de velocidade, dois deles, no trecho entre o Camping e o Lagamar. Os outros dois foram instalados na Vila do Sol.

Nesta terça-feira (24), funcionários da Empresa Municipal de Transportes (Emut), trabalharam na pintura dos quebra-molas e na colocação das placas indicativas, com o intuito de informar os motoristas sobre os novos redutores.

- A sinalização da pista acontece no dia seguinte à colocação dos quebra- molas, pois como é utilizado o asfalto quente, é necessário esperar o esfriamento, para que a pintura possa ser feita – informa o diretor do Departamento de Trânsito da Emut, Luiz Maurício Neto, que acompanha o trabalho no Farol.

O movimento intenso nestes dois trechos da avenida, que leva moradores e veranistas ao Lagamar e ao Xexé, foi o motivo principal da instalação dos quebra-molas. O objetivo é diminuir a velocidade dos veículos que trafegam pelo local e com isso, evitar os acidentes graves.

Balcão de Emprego já emitiu mais de 300 carteiras de trabalho

Mais de 300 carteiras de trabalho foram emitidas pelo Balcão de Emprego Municipal, desde o início de dezembro de 2011. A informação é da secretária de Trabalho e Renda, Cecília Ribeiro Gomes, que afirma que o aumento na procura pela emissão do documento tem aumentando de forma gradativa.

- O que a gente percebe é que as pessoas estão tomado conhecimento do serviço que o Balcão de Emprego oferece e isso está fazendo com que a procura cresça. Geralmente, os dias de maior movimento são no início da semana, principalmente, nesse período de verão, que as pessoas vão para praia -, disse.

Três funcionários estão atuando na emissão da primeira e segunda via da carteira de trabalho de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida 28 de Março, 533, esquina com Beira-Valão. Para tirar a carteira de trabalho, o interessado deve ter mais de 14 anos completos e apresentar, na sede do Balcão de Emprego, a certidão de nascimento ou de casamento e uma foto 3x4.

Rodoviários voltam ao trabalho e permanecem em 'estado de greve'


Depois de 24h de paralisação ônibus voltaram a circular em Campos
Os rodoviários de Campos decidiram em assembléia realizada no início da noite desta terça-feira (24/01), na sede do Sindicato com trabalhadores que a paralisação seria encerrada à 0h desta quarta-feira (25/01). Segundo o presidente Roberto Virgílio essa foi “uma greve de advertência” e a classe permanecerá em ‘Estado de Greve’ até a próxima terça-feira (31/01), prazo para que as empresas possam cumprir com o pagamento dos salários de dezembro e encargos recolhidos.


“Desde setembro os trabalhadores de algumas empresas não recebem férias, e alguns pagamentos também estão atrasados. As empresas tem até a próxima semana para resolver, e caso contrário, vamos realizar outra assembléia para decidir o que vai ser feito. Com a paralisação a população perde muito, mas não temos outra forma de reivindicar os direitos da classe”, declarou o presidente do Sindicato dos Rodoviários.

Ao todo cerca de 2500 funcionários de 14 empresas participaram da paralisação e com isso deixaram cerca de 90 mil passageiros sem o transporte coletivo.

Oficina de origami atrai jovens na Tenda Cultural

A oficina de Origami e outras técnicas atraíram a atenção de várias pessoas, principalmente jovens, nesta terça-feira (24), na Tenda Cultural, da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, na praia do Farol de São Tomé. Eles aprenderam as técnicas japonesas com o papel. A oficina foi realizada em dois períodos, pelo instrutor Henrique Barreto, que ensina estas atividades durante o ano, no Palácio da Cultura.

- Estas técnicas japonesas têm uma boa aceitação. Este ano não está sendo diferente, pois os trabalhos com cartões e recortes de papel atraem muita gente – afirmou Henrique Barreto.

O origami, que é a dobradura de papel, o kirigami, ensina a confeccionar enfeites japoneses. O kumihiro, que é a técnica dos cordões japoneses, que eram usados pelos samurais, foram as técnicas apresentadas, no curso que foi realizado pela manhã, das 10h às 12h, e no período da tarde, das 15h às 17h. No sábado, mais uma vez, o instrutor vai estar na Tenda Cultura. Desta vez, apenas no período da manhã.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Prefeita recebe autoridades para lançamento de programa.

A Prefeita Rosinha Garotinho recebe nesta quarta-feira (25), o governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o secretário de Estado e Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, além de diferentes autoridades, para o lançamento do Programa Renda Melhor no município. O evento, que acontecerá no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), às 11h, é aberto à comunidade.

O Programa Renda Melhor está inserido dentro de um programa macro, o Rio Brasil sem Miséria que, por sua vez, faz parte do Plano Nacional para Superação da Extrema Pobreza, o Brasil sem Miséria. Trata-se de um programa de transferência de renda, que contempla famílias com renda percapta inferior a R$ 100. Estas famílias, oriundas do Bolsa Família, receberão de R$ 30 a R$ 300.

Assim, se a renda estimada per capita da família for inferior a R$ 100, esta receberá a diferença multiplicada pelo número de membros, de modo a preencher o hiato de pobreza, ou seja, um suplemento de renda que garanta renda mínima para as necessidades básicas dessa família. O município de Campos possui 463.731 habitantes (Censo 2010). Destes, 15.163 habitantes, dos 25.000 beneficiários do Programa Bolsa Família serão beneficiários do Programa Renda Melhor, o que representa uma estratégia de enfrentamento à extrema pobreza de 3,3% da população do município.

Fonte: Site PMCG

Fundecam divulga Programa de Microcrédito no Farol

Divulgar o Programa Municipal de Microcrédito para os empreendedores do Farol de São Tomé. Este é o objetivo do trabalho que foi realizado pelos Agentes Municipais de Empreendedorismo (Ames) do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam) neste final de semana.

O trabalho começou na sexta-feira (20) e seguiu no sábado (21). Os agentes visitaram pequenos empresários, comerciantes e profissionais liberais, apresentando as características do programa. “Na sexta, os agentes percorreram vários estabelecimentos na Rua do Meio e no Lagamar e, no sábado, na Feira da Roça, barracas e peixarias divulgando os benefícios do Fundecam Solidário”, informa o presidente do Fundecam, Otávio Amaral.

- Já estivemos no Farol antes do período de verão e o trabalho foi bem recebido. No ato da divulgação, os comerciantes tomam conhecimento do que deve ser feito e depois procuram o Fundecam para viabilizar o microcrédito – complementa José Elimar Kunsch, superintendente do Fundecam.

Gilberto Gil neste sábado na praia do Farol

 “Paz”, “Se eu quiser falar com Deus”, “Esperando na Janela”, “Drão”, “Vamos fugir” e outros sucessos do cantor Gilberto Gil vão embalar o público neste sábado (28), no Farol de São Tomé. O show, que faz parte da programação do Verão da Família 2012, está marcado para às 22h, no palco da Aldeia do Sol.

Falar de Gilberto Gil é, na verdade, passear pela história do Brasil, pois uma de suas primeiras composições – “Alegria, alegria” – tornou-se o embrião do movimento tropicalista, que invadiria a nação brasileira, misturando os elementos da indústria cultural e os materiais da tradição nacional. Bem diferente do que foi a Bossa Nova, o tropicalismo tinha uma proposta crítica, preocupada com as questões ligadas à sociedade civil do país.

Hoje, Gilberto Gil é referencial como personalidade, tanto da música quanto na política, já que foi vereador de sua terra natal (Salvador), entre 1989 e 1993; e depois, Ministro da Cultura, entre 1º de janeiro de 2003 e 30 de julho de 2008, no governo Lula.

Destaque nos antigos festivais, com músicas que marcaram, como a “Carcará”, em 1965, Gilberto Gil também tem composições que são consideradas “pérolas” da MPB, como “Toda menina baiana”, “Oriente”, “Procissão” e “Soy Loco por ti América”, numa parceria com Capinam e Torquato Neto, em 1967.

Sem coletivos, pontos de ônibus de Campos amanhecem lotados

População desavisada só pôde contar com vans e carros de passeio
Depois de uma assembleia que terminou às 23h da noite desta segunda-feira os funcionários das empresas de transporte coletivo de Campos iniciaram uma greve sem prazo determinado para o término. Pegas de surpresa, centenas pessoas se aglomeraram nos pontos de ônibus em toda a cidade e se deparam com somente com vans lotadas e carros de passeio como opção.

Educação convoca bolsistas universitários fora da lista

Secretaria Municipal de Educação informa que alunos que fazem parte do Programa de Bolsas de Estudos Universitária, que tiveram seus processos indeferidos, deverão comparecer à sede da secretaria, até a esta quarta-feira (25), para verificar porque seus nomes não constam na lista. No dia 18, foi publicada no Diário Oficial do município, a listagem dos alunos que tiveram seus processos deferidos. Os nomes que não constarem na lista serão considerados indeferidos.

- É importante lembrar que não adianta vir no último dia. O mais adequado é que esses estudantes compareçam nesta terça-feira (24), para não correr o risco de perder o benefício das bolsas – recomenda a secretária de Educação Joilza Rangel. Ela alerta que o prazo para requerimento da reavaliação de processo não será prorrogado.

De acordo com a coordenadora do Serviço Social, Martha Coelho, fazem parte do Programa de Bolsas de Estudos da área universitária, as seguintes instituições: Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Faculdade de Direito de Campos (FDC), Faculdade de Odontologia de Campos (FOC), Faculdade de Filosofia de Campos (Fafic), Universidade Estácio de Sá e Universidade Cândido Mendes. A listagem do Instituto de Educação do Censa (Isecensa) será publicada posteriormente, pois ainda está em fase de análise.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Campos entre geradores de riquezas do Brasil, diz IBGE

Campos figura no rol das cidades que mais contribuem com o crescimento do PIB industrial do Brasil. Pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que em 2010, houve significativa recuperação. Por conta da crise financeira mundial, em 2009, o PIB de Campos representou 0,6% do PIB nacional, contra 1% do PIB do país, em 2008. É que o IBGE toma por base para os cálculos da produção industrial do município a cotação do petróleo Brent, que teve variação negativa de 31% em 2009, tendo inclusive, reduzido significativamente os repasses dos royalties do petróleo para os municípios produtores de petróleo naquele ano.

Em 2008, o barril, no mercado internacional, era cotado a US$ 168 em relação, mas em 2009, os efeitos da crise financeira no mundo derrubaram a cotação do dólar para US$ 123. Mas o presidente do Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac), Ranulfo Vidigal, ressalta que durante o ano de 2010, a produção industrial de Campos reagiu e o município mantém hoje o 4º lugar no ranking dos municípios de maior PIB do Brasil, estando à frente de cidades com pólo industrial consolidado, e também à frente de várias capitais do país, deixando para trás o baque de 2008 quando várias cidades de economia forte, como Vitória, capital capixaba, também tiveram redução na sua participação do PIB nacional (de 0,8% para 0,6%), em função da brusca queda na exportação de minério.

Pagamento dos servidores injeta mais de 50 milhões no comércio

Com o pagamento de janeiro aos servidores municipais, que começa nesta sexta-feira (27), a Prefeitura de Campos abre o ano de 2012 com uma injeção de R$ 51.242.000,00 no comércio local. O montante inclui R$ 2.785.873,03 de abono de férias pago a 4,8 mil professores que usufruem neste mês de férias coletivas.

- Estamos apenas cumprindo o determinado pela Prefeita Rosinha Garotinho de manter em dia compromissos com o funcionalismo, programas sociais e empresas prestadoras de serviços - ressalta a secretária municipal de Planejamento e Gestão, Ana Lúcia Boynard.

Além do abono de férias dos profissionais da Secretaria de Educação, o montante inclui vencimentos e benefícios de funcionários permanentes (estatutários e celetistas), inativos (aposentados e pensionistas), estagiários e os que exercem cargos de confiança, com símbolos DAS. O pagamento dos servidores será efetuado em três dias: sexta-feira (27), segunda-feira (30) e terça-feira (31). 

Concurso do TJ-RJ tem vagas de técnico de atividade judiciária e não exige especialidade

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) continua inscrevendo para concurso público. Os aprovados vão preencher 284 vagas em cargos de analista judiciário (nível superior) e técnico de atividade judiciária (nível médio). As inscrições começaram na última segunda-feira(16) e podem ser feitas até o dia 6 de fevereiro. Os salários variam de R$ 2.821,74 a R$ 4.647,33 (veja aqui o edital).
Os postos nível superior são para as especialidades de psicólogo, assistente social, comissão de justiça da infância, da juventude e do idoso, execução de mandados, contador, analista de sistemas, bibliotecário, comunicação social, médico.
Já o cargo de técnico de atividade judiciária não exige especialidade.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.concursosfcc.com.br entre os dias 16 de janeiro e 6 de fevereiro. O valor da taxa é de R$ 55 para nível médio e R$ 65 para nível superior.

Curso de produção agroecológica integrada nesta segunda

Começa nesta segunda-feira (23), às 8h30, no auditório do Sindicato Rural, o Curso de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável. A iniciativa da Secretaria de Agricultura e Pesca, em parceria com o Sebrae, visa incrementar a produção de alimentos, com aplicação de novas tecnologias na horticultura, conforme a meta do programa Campos Produz.

O Curso terá duração de três dias, sendo a aula inaugural aberta aos técnicos e aos produtores rurais interessados no cultivo agroecológico, que vão integrar o cadastro de fornecedores de alimentos orgânicos. O secretário de Agricultura e Pesca, Eduardo Crespo, informa que nos demais dias as aulas serão ministradas aos técnicos que vão participar na assistência aos produtores rurais inseridos no programa.

O secretário acrescenta que os pequenos produtores rurais vão receber assistência durante 24 meses, a partir de quando vão estar capacitados para dominar as novas técnicas de cultivo de folhosas e raízes e participar de cadastro de fornecedores, seja para a merenda escolar ou para a rede privada de hortifruti e supermercados, espalhada pelos bairros da cidade.

Cuidados simples podem evitar acidentes domésticos com crianças

Responsáveis devem guardar objetos perigosos em locais seguros
Acidentes domésticos são muito comuns no dia-dia e as principais vítimas são as crianças. Mesmo tomando todos os cuidados necessários, o perigo pode estar onde menos se espera. Por isso é fundamental e de extrema importância, que os pais fiquem atentos e previnam de todas as maneiras possíveis esses tipos de incidências.

Choque de Ordem no Farol reúne PM, Guarda e Postura Municipal


Vários carros com som alto apreendidos e bares notificados
Em virtude de inúmeras reclamações de veranistas e moradores, uma operação foi deflagrada neste sábado(21), na praia do Farol, reunindo policiais militares, agentes da Guarda Municipal e fiscais da Postura Municipal. Ao todo, 70 homens foram mobilizados. A operação tem o objetivo de tirar de circulação carros com som alto e notificar donos de estabelecimentos comerciais, sobretudo bares, que tem sonorização e estão causando transtornos. Ao final, oito carros foram apreendidos e 10 bares notificados.
Os fiscais da postura utilizaram um aparelho para aferir o som em carros e bares. O chefe do Destacamento Policial(PDO) da PM no Farol, Tenente Vanderson, que coordenou as equipes, disse que a operação será feita em todos os finais de semana do verão no Farol e pode ser feita em todo o município após o período de verão.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Zumbi dos Palmares abre cursos para crianças, jovens e adultos


Curso de Culinária Afro, pode ter início em abril
A Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FMZP) está com as inscrições abertas para as oficinas e os cursos oferecidos para crianças, jovens e adultos. A novidade é que este ano, os cursos de Culinária Afro e Preparatório para o Primeiro Emprego serão realizados durante todo o ano e estendidos aos núcleos de Goitacazes, Baleeira, Tira Gosto e Imbé.

O Curso de Culinária Afro, por exigir toda uma estrutura, terá apenas turmas na sede da fundação e no núcleo do Imbé. O Preparatório para o Primeiro Emprego, com turmas pequenas e com 10 dias de aula por turma, vai ser oferecido em todos os núcleos da fundação.

A expectativa, segundo Jorge Luiz, é que, com exceção do Curso de Culinária Afro, com início previsto para abril, as oficinas e demais cursos sejam iniciados na primeira semana de março.

“A procura pelas oficinas e cursos é grande e conseguimos alcançar nosso objetivo, que é promover a cidadania e oferecer qualificação, principalmente, para jovens. No ano passado, registramos 1.350 alunos frequentando as oficinas e os cursos”, ressaltou o presidente da FMZP.

Continuam também, os cursos preparatórios para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (Pré-IFF), Inglês Técnico e o Pré-Vestibular Social, o Prevest. Serão reativadas as oficinas de percussão e flauta, que se juntarão às de violão, capoeira, judô, balé, dança de salão e teatro.

Segundo Eco Bike neste domingo no Farol de São Tomé no domingo

Os ciclistas terão informações sobre a história da praia campista
O 2º Eco Bike acontece neste domingo (22/01), no Farol de São Tomé. A concentração será às 9h, no estande do Meio Ambiente. Os interessados devem se inscrever na Secretaria do Meio Ambiente até esta sexta-feira (20), das 8h às 17h, pelo telefone 2738-1096; no estande, na praia campista, no mesmo horário, ou no dia do evento.


Durante o percurso, os ciclistas terão informações sobre a história da praia campista, desde suas primeiras moradias; e curiosidades, como a fundação do farol, que dá nome à praia, inaugurado para homenagear a Princesa Isabel pelo seu aniversário.

A previsão do secretário municipal de Meio Ambiente, Frederico Paes, é que cerca de 100 pessoas participem do 2º Eco Bike no Farol, repetindo o sucesso do primeiro, realizado na cidade, no dia 11 de dezembro, com a participação de 120 pessoas. “A meta é reunir as famílias neste passeio ciclístico cultural, incentivando ainda, o uso de veículos não poluentes”, informa o secretário.

Trabalho integrado das forças de segurança garante verão tranquilo no Farol

Os órgãos de segurança estão atuando de forma integrada no Verão da Família – Farol 2012. Assim informou o coordenador de Segurança e Ordem Pública, Alcemir Pascoutto, esclarecendo que a parceria entre a Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiro (GBM) tem contribuído para garantir mais segurança a moradores e veranistas da praia campista. De acordo com o coordenador, não foi registrado nenhum incidente durante todos os dias de eventos.

“Estamos tendo um verão tranquilo, graças à atuação da Guarda Civil e a presença constante de equipes da PM e do Corpo de Bombeiros”, disse Pascoutto, ressaltando que de segunda-feira a quinta-feira, cerca de 50 guardas atuam no Farol, e nos dias de eventos, o número sobe para 140 homens. “Estamos com toda estrutura operacional no Farol, com quadriciclos circulando na areia e orientando os motoristas a não trafegarem em local onde ficam os banhistas, bicicletas e viaturas, para uma atuação mais rápida em casos de pequenos delitos ou acidentes”, comentou.

Campos Combat na Arena Esportiva do Farol neste sábado

Um dos maiores eventos esportivos da atualidade vai acontecer neste sábado, às 19h, na Arena Esportiva montada na praia do Farol de São Thomé. O Campos Combat, evento de MMA realizado pela Fundação Municipal de Esportes (FME) e organizado pelo ex-atleta Rodrigo Riscado, pretende levar para o Verão da Família os melhores atletas de MMA de Campos, e alguns dos nomes mais importantes do esporte nacional.
Serão realizadas oito lutas no octógono que já está sendo montado no centro da Arena Esportiva. Além das arquibancadas onde o público poderá se acomodar com conforto e segurança, cadeiras será montadas em um tablado em frente ao local da luta, totalizando mais de 2.500 lugares para o público campista.

Diferença no preço do material escolar chega a 700% em Campos

Em pesquisa realizada entre os dias 11 e 17 de janeiro, técnicos do Procon de Campos identificaram diferenças de preços de mais de 700% em alguns itens da lista de material escolar. A pesquisa foi realizada em dez estabelecimentos da cidade. A variação para o ano anterior foi de 7,5%. Foram pesquisados 53 itens dos mais solicitados pelas escolas.

Técnicos do Procon advertem que pode haver diferença na qualidade dos produtos, mas é muito importante o consumidor avaliar se, realmente, deve dar preferência a determinada marca, visto que algumas diferenças de preços são muito grandes.

De acordo com a secretária executiva do Procon/Campos, Rosangela Tavares, o acompanhamento dos preços e da qualidade dos produtos deve ser rotineiro, visto que, no início do ano, as despesas já são muito elevadas. “O consumidor, com bom senso e disciplina, pode realizar suas compras e conseguir importantes descontos, diversificando os locais de compra e aproveitando as melhores ofertas disponibilizadas na tabela do Procon”, destacou Rosangela Tavares.

A pesquisa deve ajudar os pais a não contrair gastos desnecessários e também auxilia quem quer comparar opções e conter o orçamento doméstico. “Temos exemplos do ano anterior em que a procura pela tabela foi muito grande e os consumidores ficaram felizes por contar com essa ajuda do Procon”, lembrou Rosangela Tavares.

Final de semana começa com show do grupo Cidade Negra no Lagamar

O projeto “Aquele Abraço” vai receber na noite desta sexta-feira (20), às 21h, o grupo Cidade Negra, no Lagamar, acompanhado pelo cantor Sandro Balli. O show faz parte da programação do Verão da Família 2012. No repertório estão músicas, como “Girassol”, “Onde você mora?”, “Cor do Sol” e “A estrada”. O evento é promovido pela Prefeitura de Campos, através da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.

O grupo Cidade Negra é originalmente conhecido como grupo de reggae, com outras influências, como soul e o pop rock. Formado por Toni Garrido (vocal), Bino Farias (baixo) e Lazão (bateria), o grupo surgiu na Baixada Fluminense, em 1986.

Além da música, Toni Garrido também atuou em novelas. Em maio de 2011 um novo single surgiu: “Diamantes”, que já está tocando em algumas rádios do Brasil, antes mesmo do lançamento. O Cidade Negra está finalizando o álbum de inéditas, sempre com músicas positivas, que falam de amor e também com um toque de consciência política e social, característica da banda. Em breve, o novo CD estará disponível para seus milhões de fãs.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Mais de sete mil trocas do cartão provisório pelo definitivo

Mais de sete mil cartões provisórios do Programa Campos Cidadão já foram substituídos pelos permanentes. A informação é do presidente da Empresa Municipal de Transportes (Emut), Paulo Mósso. Ele lembra que o atendimento tem sido tranqüilo e que o prazo termina no dia 10 de fevereiro. Atualmente, mais de 300 mil usuários são beneficiados com o programa, que oferece passagem social a R$ 1 a quem possui o cartão de redução.

Os usuários que ainda estão utilizando o cartão provisório, devem ir ao Ginásio Olavo Cardoso (Automóvel Clube Fluminense), no Centro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, levando carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e o cartão provisório a ser substituído. “Os cartões provisórios continuam valendo até que os definitivos sejam entregues, o que deve acontecer em curto espaço de tempo. Quando os usuários recebem o cartão definitivo, os provisórios são retidos e, automaticamente, perdem a validade”, informa Paulo Mósso.

Cheiro de Amor neste sábado na Aldeia do Sol

A banda Cheiro de Amor se apresenta neste sábado (21) na Aldeia do Sol, na praia do Farol de São Tomé, dentro da programação do Verão da Família 2012, promovida pela Prefeitura de Campos através da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. Comandada pela cantora Alinne Rosa, a banda promete cantar músicas que vão marcar a praia campista como: ‘Ficar com Você’, ‘Vai Sacudir, Vai Abalar’ e mais recentemente ‘Pense em Mim’, ‘Esperando na Janela’ e ‘Dias de Sol’. O show começa às 22h.

O Cheiro de Amor ganhou grande notoriedade nacional em 1987, após uma audição do disco realizada pelo apresentador Chacrinha. Músicas como ‘Auê’, ‘Rebentão’, ‘Lero Lero’, ‘Doce Obsessão’, ‘Pureza da Paixão’ e ‘Cheiro de Amor No Ar’ logo ganharam as rádios de todo o Brasil. O grupo seguiu lançando músicas que emplacaram e se tornaram grandes hits do axé. O ano de 2011 foi marcado também pela presença do Cheiro de Amor em turnê pelos Estados Unidos, com apresentações que chamaram a atenção não apenas da comunidade brasileira residente por lá, mas também dos norte americanos e também pela Europa.

Esse reconhecimento por parte do público e também da mídia não é algo inédito para o Cheiro de Amor. São 30 anos de vida e o grupo teve participações importantes, que marcaram a história do Axé Music. Hoje Alinne Rosa, atual vocalista, está em seu melhor momento. Já são oito anos de Cheiro de Amor, cada vez mais conectada ao público jovem, com apoio dos fãs e crescendo a cada dia.

Morar Feliz realiza sonho da casa própria de 3059 famílias de Campos

Projeto é considerado o maior programa habitacional do País
A sensação de dormir e acordar sob um teto que pode chamar de seu já pode ser comemorada por 3059 famílias de Campos. Além da realização do sonho da casa própria, o Programa Morar Feliz implantado no ano de 2011 retirou cerca de 13 mil pessoas da situação de risco em que viviam, não somente às margens de rodovias, mas principalmente de áreas de alagamento e as transferiu para novas casas em conjuntos habitacionais em Lagoa das Pedras, Tapera, Eldorado, Penha, Santa Rosa e Novo Jóquei.

Concursos: Prefeitura de Macaé inscreve até o dia 25

A Prefeitura de Macaé continua inscrevendo para o preenchimento de 744 vagas. Há cargos de todos os níveis de escolaridade e os salários vão de R$ 625,56 a R$ 2.367,82. A inscrição começou no dia 10 e termina na próxima terça-feira, dia 25 de janeiro, e podem ser feitas nos seguintes locais: Colégio Municipal Prof.ª Maria Isabel Damasceno Simão, na Rua Francisco Portela, nº. 410, Centro, na Funemac (Complexo Universitário), na Rua Aluísio da Silva Gomes, nº 50, Granja dos Cavaleiros, ou na Região Serrana, no Colégio M. Pedro Adami (Escola Polo), na Rua Pedro Adami, 108 – Distrito Córrego do Ouro. A prova objetiva será nos dias 5, 11 e 12 de fevereiro.

Cargos – Os cargos de nível fundamental completo são de agente de coletor de animais, agente de combate às endemias, auxiliar de topografia, instrutor de banda marcial, motorista de veículos leves, operador de rádio, operador de máquinas pesadas e porteiro.

O cargo de nível alfabetizado é de auxiliar de manutenção e conservação de estradas.
Os cargos de nível fundamental incompleto são de artífice (pedreiro) e auxiliar de serviços gerais.

Farol recebe mutirão de combate à dengue neste sábado

A Prefeitura de Campos realiza neste sábado (21) o “Farol Dia D de combate à dengue” do Xexé ao Lagamar. Segundo o coordenador do Verão da Família 2012, Edilson Peixoto, que também é secretário de Obras e Urbanismo, o mutirão vai envolver várias secretarias como a de Saúde e Serviços Públicos, responsável pela limpeza urbana. Ao todo, cerca de 550 pessoas estarão trabalhando na ação.

- Será mais um grande mutirão realizado pela Prefeitura de Campos para conscientizar moradores e veranistas da importância de cada um vistoriar seu espaço, evitando a formação de focos do mosquito transmissor. Contamos com a colaboração de todos os moradores e veranistas para que retirem de seus quintais galhos de árvores e entulhos para que a limpeza possa ser feita – ressalta Edilson Peixoto.

De acordo com o diretor do CCZ, César Salles, os últimos detalhes do mutirão serão fechados nesta quinta-feira (19). Ele adiantou, só de agentes de endemia serão mais de 450 atuando no Farol, desde o Lagamar até o Xexé, passando pela Vila do Sol.

Governo altera calendário de vacinação infantil

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira, duas alterações no calendário vacinal infantil, já a partir do segundo semestre de 2012.

A primeira mudança é na imunização contra a polio, que passará a ter um esquema combinado entre a forma atual, em gotas, com a nova, injetável. Hoje a primeira dose da imunização contra a polio é dada quando a criança tem dois meses. A segunda é aplicada aos quatro meses de idade, e a terceira, aos seis meses. Ainda há um reforço aos 15 meses. Todas usam o vírus atenuado da doença e são administradas na forma em gotas.

A partir de agora, as duas primeiras doses dadas à criança contra a polio serão injetáveis, com o vírus inativo. As duas seguintes e as vacinas oferecidas nas campanhas anuais serão mantidas na forma de gotas.

A forma injetável, com o vírus morto, é considerada mais segura, apesar de serem raros os casos em que a vacina oral está ligada a casos de paralisia.

A outra mudança é a inclusão da chamada vacina “pentavalente”, que vai reunir duas vacinas dadas hoje separadamente: a tetravalente (difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções pelo Haemophilus influenza tipo b) e a vacina contra a hepatite B.

Vereadoes de Campos votam projeto de lei que cria Coordenadoria Municipal de Defesa Civil

Câmara de Campos terá sessões extraordinárias a partir do dia 26
O presidente da Câmara de Vereadores de Campos, Nelson Nahim, convovou, nesta quarta feira-feira(18), os vereadores para sessões extraordinárias a partir do próximo dia 26, com a finalidade de apreciar uma mensagem da prefeita Rosinha, que através de Projeto de Lei, cria a Coordenadoria Municipal de Defesa Civi.

Convocação:

O Presidente da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, Estado do Rio de Janeiro, o vereador Nelson Nahim, no uso de suas atribuições legais, resolve convocar os Senhores Vereadores, sem ônus para o erário público, para as Sessões Extraordinárias, de 23/01/2012 a 26/01/2012, às 10 horas, nesta Casa de Leis.

Em atendimento a solicitação da Exma. Sra. Prefeita que, em caráter de relevante urgência, as sessões visam para apreciação e discussão da matéria do Projeto de Lei nº 0001/2012 – que dispõe sobre a criação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) do Município como unidade Gestora de Orçamento e dá outras providências. 
Fonte: campos24horas

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Balcão de Emprego oferece vagas para todos os níveis

Existem 688 vagas de emprego disponibilizadas no Balcão de Empregos da Secretaria de Trabalho e Renda da prefeitura. A secretária da pasta, Cecília Ribeiro Gomes, informa que as vagas contemplam pessoas com todos os níveis de instrução, desde o ensino fundamental até o ensino superior. Os interessados devem comparecer no Balcão de Empregos, que funciona na avenida 28 de Março, número 533,ou obter informações através dos telefones 2731-6963 e 2731-6397.

Estão sendo disponibilizadas vagas, por exemplo, para advogado, ajudante de guindasteiro, ajudante de pintura, almoxarife, professores, armador, atendente, entre outras profissões. Interessados em enviar currículos podem fazê-lo através do e-mail balcaodeemprego@smtr.campos.rj.gov.br. Já interessados em uma vaga para emprego, pode enviar a solicitação de emprego através do e-mail balcaodeempregocapt@smtr.campos.rj.gov.br.

Prefeitura divulga lista dos bolsistas recadastrados para 2012


Os alunos devem procurar a Secretaria entre os dias 18 e 25 de janeiro
A Secretaria Municipal de Educação de Campos (Smec) divulga nesta quarta-feira (18/01) o resultado do recadastramento dos universitários que possuíam bolsa de estudos em 2011. Os alunos que tiveram seus processos deferidos serão contemplados com a Bolsa de Estudo no primeiro semestre de 2012. Os inscritos devem comparecer à Secretaria de Educação entre os dias 18 e 25 de janeiro, das 09h às 16h, para confirmarem se foram contemplados com o benefício.

A secretária de Educação, Joilza Rangel, explica que os alunos que não tiveram seus nomes na lista, também, devem ficar atentos. “Informamos ainda que os alunos que não tiveram seus nomes contemplados nesta listagem deverão procurar o Serviço Social da Secretaria de Educação, também, dentro deste prazo para requererem reavaliação de seu processo. Não serão aceitos requerimentos após estas datas”, alerta.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Bolsa Universitária, Martha Coelho, seis universidades fazem parte do programa: Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Faculdade de Direito de Campos (FDC), Faculdade de Odontologia de Campos (FOC), Faculdade de Filosofia de Campos (FAFIC), Universidade Estácio de Sá e Universidade Cândido Mendes. “A listagem é referente aos alunos dessas universidades que tiveram seus processos deferidos, uma vez que apresentaram a documentação necessária para a conclusão da referida avaliação”, informou Martha.

Campos fechou 2011 entre os municípios com mais celulares no Brasil

Cidade é a primeira do Estado do Rio na lista da Agência Nacional de Telecomunicações
O Brasil fechou 2011 com mais de 242,2 milhões de linhas de celulares e recorde no número de habilitações. Segundo dados divulgados nesta terça-feira (17/01) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 39,3 milhões de novas linhas para a telefonia móvel foram instaladas no ano passado. Campos está na 11ª colocação entre as cidades com mais aparelhos no País, no Estado do Rio, o município do Norte Fluminense é a cidade com mais linhas telefônicas.