Páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Centro vai ganhar mais um edifício-garagem


Campos vai ganhar mais um edifico garagem, a obra tem previsão de ser iniciada num prazo de 45 dias, informou nesta segunda-feira (25), o sócio-administrativo da Somar, empresa responsável pela implantação do empreendimento, João Bosco Filho. O empresário foi recebido pela prefeita Rosinha Garotinho, em seu gabinete, na sede da Prefeitura, na última sexta-feira (23). Segundo ele, o prédio poderá receber até 150 veículos em três andares. Além de estacionamento, também haverá mais um andar com lojas e outro com sobrelojas, que serão seis no total.

O novo edifício-garagem se localizará em uma área que compreende as ruas Barão de Cotegipe e 13 de Maio, no Centro da cidade. De acordo com a prefeita Rosinha Garotinho, o prédio faz parte do projeto de revitalização do Centro, lançado pela Prefeitura, em 4 de junho.

_Estacionamentos como esse são muito bem-vindos, para o ordenamento do trânsito, principalmente no Centro da cidade. Eles vão ajudar a dar maior fluidez no trânsito, já que, em nossa cidade, aumentou muito o número de veículos em circulação - disse a prefeita.

O empresário contou que nos próximos dias um representante da Somar virá a Campos para tratar de alguns detalhes referentes ao início da obra. “Ainda estão faltando algumas pequenas adaptações. Estamos trabalhando para que possamos iniciar e concluir a obra de construção o mais rápido possível”, destacou João Bosco.

O primeiro edifício-garagem de Campos está em fase de construção e ocupará o quarteirão da Avenida Alberto Torres junto à Praça São Salvador, no antigo estacionamento da Santa Casa, também no Centro da Cidade. O prédio contará com 220 vagas de estacionamento distribuídas em três pavimentos, além de lojas voltadas para alimentação e "fast food". O investimento é de R$ 30 milhões. A sua estrutura é de metal galvanizado e o espaço contará com iluminação de qualidade para que possa proporcionar segurança e tranquilidade.

Revitalização do Centro – As intervenções tiveram início no último dia 13 de junho, nas proximidades da Praça Prudente de Moraes (Praça do Chá Chá Chá). A obra de toda a reestruturação do Centro está orçada em R$ 65,4 milhões e será desenvolvida pela empresa licitada Imbeg, em sua parte estrutural, e pela Mayerhofer, em sua parte urbanística. A prefeita lembrou que, em 2008, a cidade não estava em boas condições e apresentava, na ocasião, infra- estrutura precária. Porém, destacou Rosinha Garotinho, aos poucos, a prefeitura vem fazendo as intervenções necessárias para a melhoria dos principais pontos.



Fonte: SECOM

Parque Aldeia contemplado com obras


A Prefeita Rosinha Garotinho, junto com o vice-Prefeito Doutor Chicão, além de secretários e autoridades, deu prosseguimento na noite desta quinta-feira (28), à série de inaugurações, lançamentos de projetos e inspeções em obras. Às 19h, foi a vez de inaugurar a moderna praça do Parque Aldeia, dotada de equipamentos urbanos, que torna o espaço público um Centro de Convivência. As crianças foram as que mais se divertiram no espaço com modernos equipamentos.

Em seguida, a prefeita Rosinha inaugurou outra praça no Parque Santa Helena, que proporcionará lazer e diversão para crianças e adultos, com playground e outros equipamentos para o bem estar dos moradores. Na ocasião, a prefeita assinou a ordem de serviço para iniciar as obras da Praça do Cacique, além do lançamento da obra de revitalização da avenida Nazário Pereira Gomes, na margem esquerda da BR-101, em Guarus, que será reurbanizada e receberá obras de infraestrutura e tratamento paisagístico.

- Quando lanço obras, isso representa a concretização de investimentos com recursos dos royalties. Além de obras realizadas nos bairros da cidade e no interior, as vacinas que protegem as gerações futuras contra doenças como câncer e meningite, também são compradas com recursos dos royalties. Fico feliz por ver aqui na Aldeia, essas crianças curtindo todos os equipamentos instalados aqui junto com as obras dessa bela praça. E todas as obras são realizadas com preços reais – explicou a prefeita.

Outras ações na Aldeia – O bairro conta, ainda, com o programa Morar Feliz, com suas 502 casas, dotadas de toda a infraestrutura e acessibilidade. Além disso, a Escola Francisco Faria Barbosa foi totalmente reformada e a Creche Escola recebeu melhorias. Moradores da Aldeia podem, ainda, contar com o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do Parque Guarus, bem próximo a Aldeia e, também, curso de teatro por conta da Fundação Zumbi dos Palmares, entre outros.

Fonte: SECOM/PMCG

Rio Preto: Rosinha visita obras que estão sendo realizadas

un/2012
A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, e o vice-prefeito, doutor Chicão, tiraram parte do dia para visitar as obras que estão sendo realizadas em Rio Preto. A primeira parada foi na Escola Modelo. Depois eles percorreram algumas ruas da localidade que estão sendo recuperadas e também estiveram na estrada dos Barbadinhos I e II. As obras incluem sistema de drenagem e pavimentação. A visita se estendeu a Cooperativa de Costureiras e Artesãs de Rio Preto.
Criada a partir de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo e a Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (Itep) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), a unidade já conta com cerca de 60 costureiras. “Estamos apoiando este projeto que foi desenvolvido, através da identificação da vocação local e, hoje, fico feliz em saber que grande quantidade de macacões utilizados pelos trabalhadores das bacias petrolíferas sai da cooperativa de Rio Preto”, ressaltou a prefeita.
Para os cooperados a ação tem contribuído muito para a qualidade familiar. Berenice de Oliveira Duarte Mariano, 48 anos, é uma delas. “Eu era cortadora de cana. Fazia sol, fazia chuva, lá estava eu trabalhando. Hoje, nem calos tenho nas mãos, e graças a essa cooperativa, eu aprendi a escrever o meu nome, coisa que eu não fazia antes. Estou muito feliz”, disse.
A Prefeita também visitou a iluminação do campo de futebol, as obras de melhorias operacionais em algumas ruas e ressaltou a importância da localidade como pólo turistíco e de produção agricola. 

Mais – Outros investimentos foram realizados no distrito de Morangaba, entre eles as reformas das Escolas Municipais Salvador Benzi, Antônio Francisco Sales, Conceição do Imbé, Posto Correios Comunitário. Em Serra do Rio Preto, a Prefeitura de Campos reformou a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Rio Preto e as Escolas Municipais Fazenda Aleluia e Roosevelt Crisóstomo de Oliveira. Várias pontes foram recuperadas, além de estradas e melhoria de vias de acesso utilizada por produtores para escoamento da produção através do Programa Patrulha Mecanizada, da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo.

Fonte: SECOM-PMCG

Comemoração: Goytacaz 100 anos

Logomarca e desfile marcam início das festividades do centenário

Se dentro das quatro linhas os comandados de Mário Marques vão a cada vitória empolgando mais o torcedor, fora do campo de jogo a Diretoria e o Conselho Deliberativo do Goytacaz também não medem esforços para que a comemoração do centenário do clube em 20 de agosto aconteça em grande estilo. E para isso, nesta sexta-feira (29/06) acontecem dois eventos que serão o marco inicial para as festividades.
Às 20 horas, na sede da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Campos), acontece a apresentação para os profissionais de imprensa da logomarca oficial do centenário do clube. Na oportunidade, serão homenageados o jornalista e escritor Péris Ribeiro; o radialista e ex-vice-presidente do Goytacaz Josélio Rocha e o autor do hino do clube, o também radialista e músico José Barbosa Guilherme.
Logo em seguida, às 22h, na sede da Rua do Gás, acontece o desfile do Garoto e Garota do Centenário, que vai eleger o casal que representará o clube em diversas atividades relacionadas ao aniversário do alvianil.
Os vencedores ganharão diversos prêmios e os ingressos podem ser adquiridos ao preço de 10 Reais. A noite termina com muita animação com apresentação de grupo de pagode e Djs. Outra novidade fica por conta da volta da “Seresta Aldilá”, que vai acontecer já no próximo mês de julho no Salão Social.
Ao site oficial do clube, o presidente do Conselho Deliberativo José Roberto Crespo, explica que as atividades estão sendo bem encaminhadas e que além dos dois eventos iniciais, outros já estão na pauta:
– A apresentação da logomarca oficial para a imprensa será o marco inicial das festividades. Existe uma comissão de festa formada que já está trabalhando nas demais possibilidades para abrilhantar o nosso aniversário de cem anos. Teremos mais novidades em breve – adianta José Roberto.
(fonte:site do Goytacaz/ Texto Gustavo Rangel)
 
Fonte: Campos 24 horas

TSE autoriza candidatura de "contas-sujas" nas eleições de outubro


Corte reviu decisão que determinava aprovação das contas eleitorais.
Por quatro votos a três, tribunal entendeu que lei não prevê quitação final
.

Dias Toffoli (Foto: Nelson Jr./ASICS/TSE)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aceitou nesta quinta-feira (28), por quatro votos a três, pedido de 14 partidos para anular
sentença da própria Corte que havia barrado das urnas os políticos que tiveram a prestação de contas da campanha de 2010 rejeitada pela Justiça Eleitoral. Com a decisão, os chamados contas-sujas poderão concorrer às eleições municipais de outubro.

Por maioria, o TSE determinou que a desaprovação das contas “não é impedimento para obter a quitação eleitoral”.

Apesar de ter liberado os contas-sujas a disputar as eleições, a Corte enfatizou que, se houver a comprovação de que as quitações foram forjadas pelos candidatos, a contabilidade será considerada "não-prestada". Neste caso, os concorrentes serão afastados da corrida eleitoral pela Justiça Eleitoral.

A situação dos candidatos com as contas rejeitadas havia começado a ser analisada na última terça-feira (26), mas o julgamento foi interrompido devido a um pedido de vista do ministro Antonio Dias Toffoli.

O magistrado havia pedido mais tempo para apreciar o caso quando o placar estava empatado em três a três. Falta apenas o voto de Toffoli para que o julgamento fosse concluído. Nesta quinta, o ministro retomou a apreciação do caso e votou pela reconsideração da sentença anterior.
saiba mais
TCU divulga lista de gestores públicos com contas rejeitadas
Partidos pressionam TSE a derrubar veto a políticos com contas rejeitadas
Partidos prometem triagem para barrar candidatos 'ficha suja'

"O requisito deve ser a apresentação das contas de campanha, tal com está na legislação. A mera desaprovação das contas, ainda que por vícios que não configurem necessariamente abuso do poder econômico ou outra irregularidade de natureza mais grave, acarretaria de imediato a inviabilidade da candidatura", defendeu Toffoli.

A mudança nas regras eleitorais havia sido aprovada em março pelos ministros do TSE por quatro votos a três. O PT, no entanto, questionou a exigência, alegando que o tribunal teria criado uma “sanção de inelegibilidade não prevista em lei”.

O recurso, endossado posteriormente por PMDB, PSDB, DEM, PTB, PR, PSB, PP, PSD, PRTB, PV, PCdoB, PRP e PPS,
argumentava que a legislação eleitoral previa apenas a apresentação das contas pelo candidato. Segundo o TSE, cerca de 21 mil pessoas corriam o risco de ficar de fora da eleição devido a problemas na contabilidade eleitoral.

Relatora
Relatora do processo, a ministra Nancy Andrighi recomendou aos colegas a rejeição do recurso. Na avaliação da magistrada, teriam sido “observados” todos os requisitos legais na sessão que estabeleceu as novas regras de prestação de contas eleitorais. Para Nancy, não caberia qualquer questionamento por parte dos partidos.
O requisito deve ser a apresentação das contas de campanha, tal com está na legislação"
Dias Toffoli, ministro do STF que deu voto de desempate que liberou candidaturas

O voto da relatora foi acompanhado pelos ministros Marco Aurélio Mello e Cármen Lúcia. Marco Aurélio, inclusive, advertiu os magistrados que a decisão poderia deflagrar uma corrida de questionamentos a resoluções da Justiça Eleitoral.

“Se a moda paga, vamos conviver com inúmeros pedidos de reconsideração. Essa questão deveria ser resolvida no campo jurisdicional”, defendeu.

Apesar da recomendação contrária da relatora, os ministros Antonio Dias Toffoli, Henrique Neves, Arnaldo Versiani e Gilson Dipp atenderam à reclamação das legendas políticas. A decisão anterior acabou revista por conta de uma recente troca de cadeiras no tribunal.

Na primeira vez em que o tema foi apreciado pelo TSE, Toffoli e Neves ainda não haviam sido indicados para a Corte Eleitoral. Os dois sucederam, respectivamente, os ministros Ricardo Lewandowski e Marcelo Ribeiro, que deixaram o TSE depois da revisão da norma de prestação de contas.

À época, Lewandowski havia dado o voto decisivo contra os contas-sujas. Desta vez, contudo, coube a Toffoli a tarefa de desempatar a disputa e reverter a posição inicial do tribunal.

Recurso das legendas
As legendas que recorreram ao TSE para tentar derrubar a exigência de as contas serem aprovadas para obter a quitação eleitoral alegaram que não há na legislação a exigência de julgamento do mérito para que o candidato seja habilitado a disputar eleições.

Na visão dos partidos, eventuais irregularidades poderão ou não resultar em restrição ou cassação de direitos, desde que o processo judicial seja instaurado com as devidas garantias constitucionais asseguradas ao acusado.

Em maio, em uma votação inesperada, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que permite que os políticos recebam registro para disputar eleições mesmo quando tiverem as contas eleitorais reprovadas.

Somente o PSOL não encampou a proposta apresentada pelo deputado Roberto Balestra (PP-GO). A iniciativa determina que a certidão de quitação eleitoral seja concedida aos candidatos que apresentarem à Justiça Eleitoral a prestação de contas da campanha anterior, mesmo que não tenham sido aprovadas pela Justiça Eleitoral.

Fonte: G1

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Incra aponta área de assentada como legal

27/jun/2012
Técnicos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) estiveram em Campos para esclarecimentos sobre a polêmica gerada há dois dias pelo mandado de reintegraçãi de posse relativa à área ocupada pela assentada Vilma Pereira Mota, na área do assentamento Zumbi I.
Pela manhã, o veterinário Fernando Pimenta e a assistente de administração Mariula das Graças de Almeida, do Incra, estiveram com o oficial de justiça Leonardo Navarro, encarregado de fazer cumprir o mandado da 5ª Vara Cível do município. O oficial recebeu a documentação que comprova a legalidade das terras como de propriedade do órgão Federal, com titularidade provisória de Vilma. “Ela (Vilma) não tem que se preocupar com isso. Já entregamos a documentação à Justiça por meio do oficial. Vilma, inclusive, já recebeu crédito como beneficiária da reforma agrária e o lote está demarcado desde 1998. É legitimo, apesar da contestação na justiça”, explica Pimenta.
O lote de 7,8 hectares é reivindicado por Evaldo Ribeiro Mendes, que arrematou terras vizinhas em leilão da área da sede da antiga Usina São João. Nem ele, nem seu advogado, Luiz Rafael Grain, foram localizados ontem pela reportagem de O Diário. “O assunto agora fica por conta da justiça e da procuradoria do Incra, mas dona Vilma pode ficar tranquila, pois ela não está irregular”, enfatiza Mariula, relatando que foram entregues também à justiça em Campos, os mapas do local e a Relação de Beneficiário (RB), documento comprobatório de assentado. O oficial de justiça preferiu não entrar em detalhes, disse apenas que agiu como foi determinado.

Fonte: Jornal o Diário

Premiação do Campos Folia 2012

Receberam os troféus as escolas Mocidade louca, U. da Lapa e Ás de Ouro, além dos blocos Psicodélicos, Caprichosos de Guarus e União Feliz

A Prefeitura de Campos premiou na manhã desta quarta-feira (27/06) as escolas e blocos campeãs do Campos Folia 2012. O vice-prefeito Doutor Chicão participou da cerimônia, representando a Prefeita Rosinha Garotinho. Receberam os troféus a escola Ururau, Mocidade louca e Ás de Ouro, além dos blocos Psicodélicos, Caprichosos de Guarus e União Feliz. A banda Atração Popular animou o público que prestigiou a premiação.
O Campos Folia aconteceu no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), reunindo os carnavalescos e presidentes das agremiações das primeiras colocadas, durante o carnaval fora de época. “A Prefeita, sensibilizada e comprometida com o carnaval da cidade, construiu o Cepop, um espaço que fortalecerá a cultura da cidade, sendo um grande salto com essa construção. A prefeitura tem realizado diversas obras que têm melhorado a qualidade de vida da população”, declara o vice-prefeito Doutor Chicão, orientando que as agremiações comecem a preparar o carnaval do próximo ano, movimentando os barracões.
A novidade foi a entrega do Stand up de Ouro. Segundo o presidente da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, Jorge Luiz dos Santos, a escola Madureira do Turf e o bloco Os Psicodélicos conquistaram a empatia do público. “Estamos aprimorando o nosso carnaval que está organizado, sendo a maior manifestação cultural da cidade, e as agremiações estão conscientes do compromisso com o dinheiro público”, disse Jorge Luiz.
A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, agradeceu a colaboração dos carnavalescos para o sucesso do carnaval. “Tudo foi pensado de acordo com os representantes das agremiações. Sem dúvidas, teremos sucesso nos próximos carnavais, tendo em vista a profissionalização dos integrantes desse movimento cultural”, destaca Patrícia.
O representante da escola Ururau da Lapa, Jaiminho, vencedora do Campos Folia 2012, com o enredo  “Das letras ao asfalto: Osório mais popular do que nunca”, fala da importância da valorização do carnaval. “Não tínhamos condições adequadas para realizamos o nosso desfile antes do Cepop, pois não havia espaço adequado. Nós fazemos um espetáculo para encantar o público todos os anos. O Cepop trouxe um grande avanço para a cultura da cidade”, falou Jaiminho.
O presidente do bloco Os Psicodélicos, Rubinho Ferroviário, que venceu com o enredo “Na História do Futebol, Os Psicodélicos é uma grande família que comemora o centenário do Goytacaz”, disse que “Todos os carnavalescos e integrantes do bloco foram incansáveis para a conquista desse titulo. Estamos muito felizes por conquistar esse titulo”. O presidente da Associação das Escolas de Samba de Campos, Ariel Chacar, declarou: “A premiação é um incentivo às escolas e blocos de Campos. Hoje estamos sendo valorizados. A construção do Cepop foi um presente dado pela Prefeita Rosinha aos carnavalescos, sonhado há anos”.
 
Fonte: Campós 24 horas

Rosinha anuncia cessão de 250 casas a moradores de Santa Cruz


A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, anunciou, nesta quarta-feira (27), aos moradores de Santa Cruz, que a prefeitura já desapropriou a área onde estão as 250 casas da localidade, que serão cedidas para uso das famílias residentes nos imóveis, que pertenciam à antiga Usina Santa Cruz.
Ao receber a notícia, o caldeireiro Odenos Luis Bana, 48 anos, se emocionou. “Foi maravilhoso! A melhor coisa que aconteceu nos últimos anos. Agora, vou poder fazer a obra que tanto sonhei na minha casa”.
A prefeita, que estava acompanhada pelo vice-prefeito, Doutor Chicão, informou que a prefeitura está agilizando toda documentação para seja entregue a titularidade das casas. Odenos, que mora com a esposa e a filha de 18 anos, trabalhou 28 anos na usina, há 20 mora na localidade e, agora, está realizando um sonho.
“Agora, vocês vão poder dar aquele boot nas casas”, ressaltou a prefeita, se referindo às intervenções que poderão ser feitas pelos moradores, agora, que as casas não pertencem mais à Usina Santa Cruz.
Outros investimentos – Entre as melhorias realizadas em Santa Cruz, pela prefeitura, estão reforma da Escola Helena Machado de Oliveira e da Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade. Também estão sendo reformadas a Creche Escola Vera Pretyman e a Escola Municipalizada Alva Doralice, entre outras melhorias, como no abastecimento da água na localidade.
 
Fonte: Campos 24 horas

Governo Federal divulga salários de servidores

Site divulga salários de servidores do governo federal

É possível ver remuneração a partir do nome, CPF, órgão ou cargo.
Dilma ganha R$ 26,7 mil e tem desconto de R$ 6,8 mil; líquido é R$19,8 mil.

A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou nesta quarta-feira (27) a remuneração dos servidores do poder Executivo Federal para cumprir portaria que regulamentou a Lei de Acesso à Informação, que estabele a divulgação de informações públicas.
Por meio do site “Portal da Transparência”, qualquer cidadão pode acessar o salário dos servidores a partir do nome, CPF, órgão de exercício ou de lotação, função ou cargo - veja o site.
Segundo assessoria da CGU, as informações disponíveis referem-se apenas a servidores do Executivo Federal (administração direta, autarquias e fundações) ativos, excluindo dados sobre aposentados e pensionistas. Os dados são disponibilizados pelo Ministério do Planejamento, extraídas do sistema Siape, e pelo Banco Central do Brasil.
Segundo o portal, a presidente Dilma Rousseff, por exemplo, recebe salário bruto de R$ 26.723,13 - o mesmo que os parlamentares e os ministros do Supremo Tribunal Federal. Com as deduções, porém (R$ 6.473,86 de imposto de renda e R$ 430,78 de previdência), a remuneração cai para R$ 19.818,49.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega tem remuneração líquida pela função de ministro de R$ 19.818,49, mas a esse valor acrescenta-se dois jetons (remuneração extra por participação em estatais ou empresas públicas) pagas pela Petrobrás nos valores de R$ 8.232,74 e de R$ 8.246,71.
A divulgação foi antecipada em três dias ao prazo máximo de uma portaria publicada no mês passado. A portaria, assinada por vários ministros, especificou o que seria tornado público e determinou a data limite de 30 de junho para divulgação dos dados.
Na aba “Servidores” do site www.portaldatransparencia.gov.br, é possível saber a remuneração básica correspondente ao cargo efetivo, função ou cargo comissionado. O portal mostra também os descontos obrigatórios, como imposto de renda e previdência social, além de remunerações eventuais (gratificação natalina, férias e outros) e jetons (remuneração extra por participação em estatais ou empresas públicas).
Dados de caráter pessoal, contudo, - como pagamento de pensões e de empréstimos consignados - estão poupados de divulgação, de acordo com a Lei de Acesso à Informação.

Fonte: G1

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Garotinho discursa sobre a convenção PR-DEM e a eleição do Rio de Janeiro






Em tempo: Garotinho está presidindo neste momento (18H35m) a sessão plenária da Câmara.

Fonte: Blog do Garotinho

Rosinha assina ordens de serviço para Mini Vila Olímpica, Casa Abrigo e Nova Orla.

  

O bairro Jardim Carioca, em Guarus, Campos, receberá três grandes obras, autorizadas na noite desta terça-feira (26) pela prefeita Rosinha Garotinho. Acompanhada do vice-prefeito, Dr. Chicão, ela assinou as ordens de serviço para a construção de Mini Vila Olímpica, Casa Abrigo, além da revitalização da Orla de Guarus com reforma dos quiosques e construção de outros embaixo da ponte. Rosinha também lançou a pedra fundamental da Casa Abrigo e depois se dirigiu à localidade da para a Tapera, a fim de entregar mais casas do Programa Morar Feliz.
A Mini Vila Olímpica será construída em uma área de 4,1 mil metros quadrados e terá vestiários masculino e feminino, ginásio, piscina semiolímpica, parque infantil, área de convivência, pista de caminhada, quiosque de jogos e de leitura, aparelhos de ginástica e bicicletário. Além do esporte, a prefeita também falou sobre os investimentos em Educação.
“Estamos construindo 29 creches no município, que estão contemplando Guarus, sendo que oito são com os recursos que o deputado federal Anthony Garotinho conseguiu, em Brasília. O restante estamos construindo com os recursos dos royalties do petróleo”, destacou Rosinha.
O projeto de revitalização da Orla de Guarus e reforma de quiosques inclui recuperação paisagística, recapeamento asfáltico, sinalização, recuperação da ciclovia e do piso intertravado, revitalização dos quiosques. O prédio principal da Casa Abrigo, com capacidade para 50 pessoas, terá seis quartos, sala de convivência, banheiros e refeitório. Nos anexos, serão construídas salas de Informática, vestiários e salas de reforço.

 

Proposta sobre a redistribuição de royalties do petróleo deve ser votada nesta quarta

Relator, deputado  Carlos Zarattini, garante que produtores não perderão receitas

A proposta de redistribuição dos royalties do petróleo com todos os municípios e estados do país, incluindo os não produtores, deve ser votada nesta quarta-feira (27) pela Câmara dos Deputados. Depois de meses de negociação, principalmente com deputados das bancadas dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, os maiores produtores de petróleo, o relator da proposta, deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) - foto ao lado – , acredita que há condições de aprovar o texto. Segundo ele, em seu relatório foram colocadas garantias de que não haverá perda de receitas para os dois estados nos próximos anos.
“Damos uma garantia aos estados e municípios confrontantes de que eles vão manter as suas arrecadações de 2011 até 2020 e, a partir de 2020, irão, inclusive, aumentar”, disse o relator.
“Essa garantia está expressa em percentuais na tabela que vamos apresentar. Acredito que, em valores reais, poderão ser repasses recursos até maiores porque fizemos estimativas com o dólar a R$ 1,70 e hoje está a mais de R$ 2,00, e o barril de petróleo estava em US$ 90 e já tá passando de US$ 110”, destacou Zarattini.
Ele explicou que as alterações feitas no texto que foi aprovado no Senado garantirão também aos estados e municípios não produtores repasses maiores. “O Senado levou em conta o que foi arrecado em 2010 e, naquele ano, a receita foi 20% menor do que em 2011”, disse. “Colocamos também uma segunda garantia que nenhum estado ou município individualmente vai ter queda de receita em relação a 2011. Então, até 2023 nenhum estado ou município vai perder receita”, garantiu.
De acordo com Zarattini, a distribuição dos royalties terá duas destinações: a parte que pertence à União será destinada à ciência e tecnologia e à defesa nacional. A parte dos recursos que irá para os estados e municípios, 50% vão para a educação, além daquilo que já prevê a Constituição, e 50% vão ser distribuídos entre ciência e tecnologia e infraestrutura.
Aprovada pelo Senado em outubro do ano passado, a nova distribuição dos royalties do petróleo voltou a ser negociada pelo Congresso após o veto presidencial ao projeto de lei que propunha a distribuição igualitária dos royalties da camada pré-sal entre todos os estados e municípios.

Fonte: Campos 24 horas

XXXV Rancheirada da Coesa começa nesta sexta no CEPOP



A Comissão de Entidades Sociais e Assistenciais do Município de Campos (Coesa) realiza dos dias 29 de junho a 1º de julho de 2012, a XXXV Rancheirada da associação. O evento acontecerá no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). Diversas atrações como shows, apresentação de danças típicas nas categorias infantil e juvenil e Concursos de Rainha, Príncipe e Princesa da festa, além de sorteios, vão fazer a animação. Comidas e bebidas típicas como pé-de-moleque, milho verde, cocada e quentão serão comercializados em barracas de entidades filiadas à Coesa. O ingresso custa R$ 1 e a renda da bilheteria vai ser destinada às entidades que estiverem trabalhando no evento, que tem como parceira a Prefeitura de Campos, através da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.

Na sexta-feira (29), a programação começa às 18h, com a abertura oficial. Em seguida, as bandas Sabor de Beijo e o cantor Dom Américo e seus comparsas vão subir no maior palco fixo público da America Latina. No sábado (30), às 21h, o cantor Elymar Santos, vai animar o público que prestigiar o evento. Para encerrar a programação, as bandas A Massa e Sem Marra vão estar agitando as pessoas que prestigiarem a festa, que já é tradicional na cidade.

Segundo a presidente da Coesa, Rosa Morisson, cerca de 50 barracas vão vender produtos para angariar fundos para as instituições, que trabalham com crianças, idosos, portadores de necessidades especiais entre outros. “As expectativas são as melhores. Com esse novo espaço, estaremos acomodando melhor as pessoas. A festa já faz parte do calendário cultural da cidade, e vai abrilhantar ainda mais o Cepop”, disse Rosa.

- O Cepop vai receber essa festa tão importante e tradicional para a cidade, cumprindo o papel de atender as mais diversas manifestações culturais, sendo um espaço multiuso. Já recebemos o Campos Folia, o carnaval fora de época da cidade, artistas nacionais como Gusttavo Lima, Alexandre Pires, Léo Santana, Vivianne Araújo que ficaram encantados com a grandiosidade do espaço. Além disso, este mês, o Corpo de Bombeiros realizou uma simulação no Cepop. Estamos pensando em cada detalhe para que o espaço, cada vez mais, se torne palco de grandes espetáculos públicos e privados”, destaca Patrícia Cordeiro, presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e responsável pelo Cepop.

Fonte: SECOM/PMCG

Greve ameaça pós-graduação, bolsas e intercâmbio de alunos das federais

Professores e servidores das universidades estão paralisados desde maio.
Estudante teme perder prazo para iniciar a residência médica.

Amanda Galindo, estudante de engenharia química da UFPE, teme perder o estágio (Foto: Luna Markman/G1)
A estudante Amanda Galindo na sala vazia do curso de engenharia química da UFPE (Foto: Luna Markman/G1)
 
A greve de professores e de servidores das universidades e de institutos federais de ensino superior vai completar esta semana um mês e meio desde o seu início, em 17 de maio. A demora para se chegar a uma resolução do impasse entre os docentes e o governo preocupa muitos estudantes que dependem da conclusão do cursos para serem efetivados em estágios, residências médicas, programas de intercâmbio e outros compromissos.
Com a greve, os planos da estudante de engenharia química da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Amanda Galindo estão ameaçados. Sem previsão de retornar às salas de aula, ela teve que abrir mão de estagiar em uma companhia de bebidas e, agora, teme perder a vaga na pós-graduação do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), para a qual já está aprovada, mas precisa estar com a graduação concluída até janeiro de 2013.
Fiz muitos planos, só não contava com a greve. Sei que ela é necessária. Acho que o governo deveria agir mais rápido para não nos prejudicar"
Amanda Galindo, estudante da UFPE
"Eu terminaria o curso no final do ano, mas agora não sei o que vai acontecer. Foi um concurso bastante concorrido e, se eu perder a bolsa, ano que vem não vou ter com o que me sustentar. Vou depender apenas dos meus pais", afirma Amanda. "Fiz muitos planos, só não contava com a greve. Sei que ela é necessária. Os professores nos explicaram sobre a luta deles, e a considero válida. Acho que o governo deveria agir mais rápido para não nos prejudicar."
A estudante, inclusive, participou de uma mobilização por melhor infraestrutura no seu curso. "Nosso departamento é pequeno para a quantidade de alunos. Temos apenas um banheiro. Não temos biblioteca e os laboratórios são horríveis", comenta. Em nota, a UFPE diz que "dentro de seu planejamento, está recuperando os laboratórios de todos os cursos, principalmente os mais antigos. O projeto é deixar todos eles renovados, usando recursos da Universidade, do Reuni e de parceiros, como a Finep. No próprio Departamento de Engenharia Química, há outros laboratórios em pleno funcionamento, como o de Combustíveis, que foi reformado com recursos da Petrobras".
Residência ameaçada
Em
Sergipe, o estudante do 11º período de medicina, Marcel Figueiredo Fontes, teme não poder fazer residência no início do ano que vem por causa da greve. Além disso, ele corre o risco de participar da cerimônia de colação de grau e ter que continuar assistindo as aulas.
Marcel Figueiredo Fontes pode perder a residência médica em Sergipe (Foto: Marina Fontenele/G1)Marcel Figueiredo Fontes com o carnê da festa de formatura de medicina da UFS (Foto: Marina Fontenele/G1)

Mais de um mês de greve já atrasou o fim das aulas e estágios da turma de medicina de 2007 da Universidade Federal de Sergipe (UFS) que encerrariam o curso no dia 11 de janeiro de 2013. As cerimônias de formatura marcadas para acontecer entre os dias 13 e 16 de fevereiro terão que ser mantidas por conta das multas por quebra de contrato e falta de opções de data para remarcar os eventos.
Se a greve continuar por mais três semanas nós vamos ter que adiar a residência médica por pelo menos um ano"
Marcel Fontes, estudante da UFS
“Começamos a pagar a festa de formatura ainda no primeiro ano do curso e as parcelas vão até janeiro do ano que vem. Está bem longe do que esperávamos participar da festa e ter que voltar à rotina universitária na segunda-feira seguinte”, lamenta o futuro médico.
O impasse na esfera nacional ainda causa um transtorno maior aos 55 alunos da turma. As provas de residência médica (especialização) acontecem somente uma vez por ano no período de novembro a janeiro e o estudante deve assumir a nova atividade no dia 1º de março de 2013. Para isso, é preciso ter o diploma em mãos para comprovar os conhecimentos.
“A greve já prejudicou a gente, mas ainda daria para contornar a situação se tivesse acabado no dia 19 de junho quando deveria ter tido uma reunião entre o Governo Federal e os professores", diz o estudante. "Mas se ela continuar por mais três semanas nós vamos ter que adiar a especialização por pelo menos um ano. Há rumores que a greve só encerre em agosto”, afirma Marcel Figueiredo.
Mariana Muchon, estudante da UFMG (Foto: Arquivo pessoal)
Mariana Muchon, estudante da UFMG (Foto:
Arquivo pessoal)
Sem a bolsa-estágioA universitária Mariana Muchon conquistou uma vaga de estágio em Belo Horizonte, mas não conseguiu regularizar o contrato de trabalho. Informalmente, ela está desempenhando algumas funções na empresa em que foi selecionada, mas não pode receber a bolsa-estágio.
Ela é aluna no sexto período de comunicação social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde os servidores administrativos estão em greve. “Eu preciso de uma assinatura e não encontro ninguém no setor. Todas as vezes que fui dei de cara com a porta”, disse.
Segundo Mariana, a greve começou no dia seguinte em que entregou a documentação na universidade. Desde então, não conseguiu pegar de volta os papéis e apresentar na empresa. Já faz um mês e meio, e ela não pode contar com o salário. “Eu já tinha me programado, estou contando com o dinheiro para uma viagem de intercâmbio, onde quero estudar dança por três meses”, disse.
Eu preciso de uma assinatura para o meu estágio e não encontro ninguém no setor na UFMG. Todas as vezes que fui dei de cara com a porta"
Mariana Muchon, estudante da UFMG
A estudante diz que achou o processo muito burocrático e ficou desiludida. “É um desrespeito. Fiquei meio perdida, porque fui até o colegiado e não consegui falar com coordenadora do curso. Nesse meio tempo, houve uma mudança na coordenação, o que só foi informado aos alunos ontem”, falou. Mariana diz que procurou o setor por várias vezes, a última na semana passada.
A greve dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) começou no dia 21 de maio. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino de Belo Horizonte (Sindifes), a principal reivindicação da categoria é a flexibilização da carga horária de 40h para 30h semanais e a não implantação do ponto eletrônico.
No dia 11 de junho, a categoria começou a apoiar uma mobilização nacional, incluindo na pauta de reivindicação o reajuste salarial e a revisão no plano de carreira. Segundo o sindicato, o menor salário pago é de R$ 1.080, e a categoria pede que o menor piso seja equivalente a três salários mínimos. Como são mais de 200 cargos, divididos em cinco níveis, o salário-base pode varia até cerca de R$ 2,8 mil, informou a assessoria do sindicato.
 

Fonte: G1

terça-feira, 26 de junho de 2012

UENF abre concurso para 37 vagas


A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, divulgou dois editais de concurso para 37 vagas em cargos de nível médio/ técnico e superior. Os salários variam de R$ 1.808,04 a R$ 2.692,54.
Os cargos de nível superior são para técnico de nível superior nas áreas de análise de planejamento e finanças, assessor de patentes, biologia, bioquímica de microorganismos, contábeis, educação, engenharia agronômica, engenharia de materiais, estatística e pesquisa operacional, física, geofísica, geoinformática, geologia e geoquímica, história, jurídica, médico veterinário e química.
As vagas de nível médio/ técnico são para técnico de nível médio nas áreas administrativa, agrícola e agropecuária, eletromecânica, informática, metalografia e química.
Além do salário, os profissionais também vão receber auxílio alimentação de R$ 400, auxílio creche de R$ 600 e vale transporte.
As vagas são para as cidades de Campos dos Goytacazes, Macaé e Itaocara.
As inscrições podem ser feitas entre os dias 2 e 31 de julho pelo site www.cepeuerj.uerj.br. A taxa é de R$ 60 para nível médio e R$ 90 para nível superior.
A prova objetiva está prevista para o dia 2 de novembro, a partir das 9h.

Fonte: Campos dos Goytacazes.

Concurso do IBAMA oferece mais de 400 vagas


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama)responsável por garantir 408 novos postos de

trabalho em todo o país, com abertura de dois novos

concursos já autorizados pelo Ministério do

Planejamento. Serão selecionados candidatos de níveis médio e superior, com vagas para técnicos administrativos e analistas ambientais. Os salários variam de R$ 2.580,72 a R$ 5.441,24, já com gratificação e auxilio alimentação inclusos.

O primeiro edital deve ter as inscrições abertas já em julho, e oferta 300 vagas para o nível médio. Já o

segundo contará com 108 vagas para quem tem graduação superior, com publicação prevista para outubro, segundo o Ibama.

A organização do certame é do Cespe da Universidade de Brasília (UnB). Para quem deseja sair na frente, a dica é começar a estudar, tomando como base os últimos concursos realizados para o órgão, com destaque para matérias como Português, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Informática.

Correios também realizará concurso

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) é outra estatal que abre vagas para todo território nacional, porém, as 2.820 oportunidades são para contratação especial de jovens aprendizes, com salário de R$ 292,43 mais vale-transporte compartilhado, vale-refeição ou alimentação compartilhada em 5%, uniforme (camiseta), atendimento médico-odontológico ambulatorial nas instalações da ECT, onde houver o serviço. Para quem for aprovado no processo de seleção, a jornada de aprendizagem será de 20 (vinte) horas semanais, com contrato de 12 meses consecutivos.

Os requisitos para quem pretende ocupar uma das vagas são: ter idade entre 14 e 20 anos completos; estar matriculado e frequentando a escola, caso não haja concluído o ensino médio; ter obtido média mínima de 5,0 nas disciplinas do último ano cursado. As inscrições podem ser feitas no site www.correios.com.br/institucional/concursos/correios entre 0 (zero) hora do dia 25 de junho e 23he59min do dia 04 de julho, observado o horário oficial de Brasília/DF. Às pessoas com deficiência é assegurado 10% do total das vagas, devendo se inscrever somente para as atribuições compatíveis com a deficiência de que são portadoras.

Fonte: Jornal o Diário

Novo guindaste acelera obras no Complexo Farol/Barra do Furado

As obras avançam no Complexo Logístico e Industrial Farol/Barra do Furado, entre os municípios de Campos e Quissamã, que tem previsão de gerar 12.500 empregos (3.500 diretos e nove mil indiretos).  A instalação do sistema sand by pass (transpasse de areia), ganha novo ritmo. As estacas do pier do sistema já estão instaladas na praia quissamaense e seguirão para o mar com a ajuda do Cantiteravell (guindaste sobre estrutura metálica), que começou a operar nesta segunda-feira (25).
O pier terá 350m de comprimento, sendo 200m na areia da praia e 150m no mar, e compõe a tecnologia australiana do sistema sand by pass. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Haroldo Cunha Carneiro, a construção do pier, com apoio do guindaste, representa um avanço maior na estruturação da obra. “A operação do Cantiteravell representa uma técnica que caminha sobre trilhos e coloca as estacas no mar com o máximo de segurança”, informou.
Caberá ao guindaste colocar cada uma das estacas, avançando para o mar até 150m, finalizando a implantação do pier que começou na praia. Esta fase das obras deve terminar em agosto próximo. Com a estrutura pronta, serão colocadas bombas, retirando areia de Barra do Furado e depositando no balneário de Campos dos Goytacazes. Esta instalação e o início do transpasse de sedimentos deverão durar cerca de oito meses.
Empreendimento — O by pass é um sistema importado da Austrália, usado pela primeira vez na América Latina. O processo representa uma dragagem do Canal das Flechas (entre os municípios de Quissamã e Campos dos Goytacaze4s), que vai permitir o tráfego de embarcações com profundidade de até 9m na embocadura e 7m no interior, para construção de navios de até 150m de comprimento.

Fonte: Campos 24 horas

Conselho de Ética aprova cassação do mandato de Demóstenes

Perda do cargo ainda depende de análise da CCJ e votação em plenário.
Conselho concordou que Demóstenes quebrou decoro ao se aliar a bicheiro.

O Conselho de Ética do Senado aprovou na noite desta segunda-feira (25), por unanimidade (15 votos a favor e 0 contra), relatório que pede a cassação do mandato do senador Demóstenes Torres pelo elo com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. Para se efetivar, a perda de mandato ainda precisa passar por análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois ser votada no plenário da Casa, onde o voto é secreto.

A maioria dos integrantes do colegiado seguiu o entendimento do relator, Humberto Costa (PT-PE), para quem Demóstenes quebrou o decoro e usou o mandato parlamentar para tentar beneficiar o contraventor, preso no fim de fevereiro na Operação Monte Carlo, da
Polícia Federal.
Reunião do Conselho de Ética desta segunda (25), em que os integrantes aprovaram, por unanimidade, o parecer do relator Humberto Costa que recomenda a cassação do mandato de Demóstenes Torres (Foto: José Cruz/ABr)
Reunião do Conselho de Ética desta segunda (25), em que foi aprovado, por unanimidade, parecer do relator Humberto Costa que recomenda a cassação do mandato de Demóstenes Torres (Foto: José Cruz/ABr)
O advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, afirmou que "já esperava" o resultado. "Fizemos exatamente esse pedido, tendo em vista o que aconteceu. O correto é que fosse ao plenário. Conversando com o senador, ele concordava com a tese de que o plenário é quem tinha que decidir", afirmou. Ele disse ainda ter a "expectativa de que o senador será inocentado em plenário.

No parecer, de 79 páginas e lido em aproximadamente três horas, Costa disse que o mandato de Demóstenes foi "corrompido". "Afirmo, sem tergiversar, que o senador Demóstenes Torres teve um comportamento incompatível com o decoro parlamentar: percebeu vantagens indevidas e praticou irregularidades graves no desempenho do mandato", disse o relator.

O relator elencou atividades parlamentares de Demóstenes que, segundo ele, mostram uma atuação em prol da legalização de jogos. "É de se concluir que a vida política do senador Demóstenes, desde 1999, gravita em torno dos interesses de Carlinhos Cachoeira no ramo de jogos de azar", disse.

Ele também disse que Demóstenes mentiu ao afirmar que não sabia das atividades ilícitas de Carlinhos Cachoeira. "É simplesmente inacreditável que o representado [Demóstenes], considerados todos esses prolegômenos, venha sustentar que ignorava tudo sobre os afazeres ocultos de Cachoeira, que tenha respondido que não sabia que Cachoeira era contraventor", disse ainda o relator.

Além de Humberto Costa, votaram a favor da cassação os senadores do PMDB Eunício Oliveira (CE), Renan Calheiros (AL), Romero Jucá (RR), Sérgio Souza (PR) e Vital do Rêgo (PB); do PT, Wellington Dias (PI) e José Pimentel (CE); do PSDB, Mário Couto (PA) e Cyro Miranda (GO); além de Gim Argello (PTB-DF), Jayme Campos (DEM-MT), Vicentinho Alves (PR-TO), Ciro Nogueira (PP-PI) e Acyr Gurgacz (PDT-RO).
O advogado Kakay, durante defesa de Demóstenes Torres no Conselho de Ética do Senado (Foto: Pedro França/Agência Senado)
O advogado Kakay, em defesa de Demóstenes no
Conselho de Ética (Foto: Pedro França/Ag. Senado)
Defesa
Na sessão, o advogado de Demóstenes disse que o senador foi alvo de um "massacre" e de "vazamento criminoso" das gravações da PF que apontaram uma ligação entre o parlamentar. "Os vazamentos foram um massacre à pessoa de um senador. [...] O vazamento foi criminoso, covarde e foi direcionado", disse Kakay durante o tempo que teve para defender o senador.

Kakay reconheceu que o julgamento no Conselho de Ética é "político", mas lembrou que questionou no Supremo Tribunal Federal (STF) a legalidade das escutas da PF. Ele argumenta que, como tem foro privilegiado, a escuta deveria ter sido autorizada no STF e não pela primeira instância da Justiça Federal, como ocorreu.
"Esse julgamento é político. A decisão é política. Vossas excelências não têm nem mesmo que fundamentar seu voto. Mas o processo há que seguir a Constituição, a resolução."
O advogado de Demóstenes ainda desafiou os membros do Conselho a aprovar algum tipo de sanção ao senador -- que vai de advertência à cassação. Ele pediu que o processo disciplinar que apura as relações do bicheiro com o senador vá à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e que, em seguida, seja votado pelos senadores no plenário.
"O senador quer ser julgado pela totalidade do Senado federal. Sendo ele um senador eleito de forma absolutamente consagradora em seu estado. [...] O senador entende que deve ir ao plenário. A defesa técnica pede que vossas senhorias encaminhem o processo para o plenário, para que ele decida a sorte desse senador da República."

Voto secreto
Após a apresentação do relatório, o senador Mário Couto (PSDB-PA) criticou a fala do advogado de Demóstenes, que pediu que o caso Demóstenes seja encaminhado para o plenário do Senado, onde a votação do processo será secreta. Ele defendeu o voto aberto.

"Jamais vi na minha vida uma defesa pedir a condenação. O que é isso? O que estamos vendo? A defesa pedir a condenação da pessoa que defende. Peço meu desligamento antecipado desse Conselho de Ética se o plenário do Senado inocentar o senador Demóstenes Torres com todas as provas. Traga o caixão do Senado Federal, enterre o Senado Federal. Sepulte de uma vez."

O último senador a ter a
cassação aprovada pelo Conselho de Ética foi Renan Calheiros (PMDB-AL), em 2007, após acusação de ter recebido recursos de uma construtora para pagar despesas pessoais da jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha. O plenário do Senado, no entanto, rejeitou a cassação.

Fonte: G1

domingo, 24 de junho de 2012

Lançamento de obras na Baixada Campista



A Prefeita Rosinha Garotinho, acompanhada do vice-Prefeito Dr Chicão, lançou neste sábado (23) cinco obras na Baixada Campista. Em Saturnino Braga está sendo construída uma Creche Escola Modelo com capacidade para 100 alunos. A mesma localidade está sendo contemplada pelo Projeto “Meu Bairro é Show” com asfaltamento das principais ruas. Em seguida, Rosinha assinou a Ordem de Serviço (OS) para a construção de uma praça, creche e início das obras do “Meu Bairro é Show” em Baixa Grande.

- Estamos construindo 29 creches no município, sendo que oito são com os recursos que o deputado federal Anthony Garotinho conseguiu, em Brasília, entre elas a de Baixa Grande. Além destas, também estamos construindo 21 unidades com os recursos dos royalties do petróleo. Com o projeto “Meu Bairro é Show”, as ruas de Baixa Grande receberão drenagem para escoamento das águas, asfalto e calçadas padronizadas e com acessibilidade - pontuou Rosinha.

De acordo com a prefeita, a praça de Baixa Grande terá quiosques, calçadas padronizadas, pista de skate, quadra coberta, paisagismo. “Ninguém pode negar o quanto nós investimos os royalties do petróleo. Recuperamos bairros inteiros, construímos milhares de moradias, implantamos a passagem a R$ 1, vacinas contra o HPV, Prevenar e Hepatite A”, pontuou.

Para o vice-Prefeito Dr Chicão, todas estas ações estão sendo planejadas para um futuro bem próximo. “O desenvolvimento está chegando e a prefeitura vem preparando a Baixada Campista para o futuro com a duplicação da RJ-216 (Campos-Farol), reforma o Hospital São José, em Baixa Grande possui uma unidade do Emergência em Casa”, disse.


Fonte: SECOM/PMCG

Secretaria de Serviços Públicos na Rio + 20


A participação dos municípios tem se tornado cada vez mais relevante na discussão sobre sustentabilidade mundial. Por este motivo, a conferência mundial Rio +20 reservou um espaço para a discussão destes temas, onde representantes municipais debateram sobre assuntos pertinentes à preservação do meio ambiente. Um dos representantes do governo municipal que participou da conversa com os demais municípios foi o secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, que trouxe novos dados com os debates da quarta (20) e quinta-feira (21), cujo tema foi “Câmara Global”.

Os debates tiveram como foco o papel do poder local nas ações concretas a fim de dar resoluções para a crise ambiental. “Há 20 anos atrás, o poder local conseguiu dar uma nova mensagem na Eco 92, mostrando que seu papel é de extrema importância para o desenvolvimento da sustentabilidade mundial. Vinte anos depois, agora na Rio +20, houve um caminhar, onde há um reconhecimento maior na importância dos municípios na construção da sustentabilidade”, destaca Zacarias.

Com a participação na Rio + 20, novos dados urbanos atuais e futuros puderam ser compartilhados entre os municípios. Zacarias explica que cerca de 50% da população mundial, que chega a 7 bilhões de pessoas, residem nas cidades. Em 2020, este número passará para 70%. Já em 2050, a porcentagem passará para 80% da população mundial vivendo em cidade. “Por este motivo, é importante que o poder público esteja ciente da responsabilidade ambiental das zonas urbanas, que é cada vez maior”, pontua Zacarias.

Hoje no Brasil, cerca de 80% das pessoas vivem nas cidades e partindo para o âmbito municipal, medidas como a gestão de resíduos sólidos com eficiência, levando em consideração a reciclagem, são de extrema relevância, já que quanto maior a quantidade de pessoas, maior a produção de resíduos. “No município de Campos, já temos a correta gestão de resíduos sólidos como um dos instrumentos para a construção da sustentabilidade, com tecnologias para tratar destes resíduos promovendo a sustentabilidade urbana e social, que consiste respectivamente na proteção ao meio ambiente e redução das desigualdades”, finaliza

Fonte: SECOM/PMCG

Rosinha e Dr. Chicão na disputa pela reeleição


Prefeita Rosinha Garotinho: pré-candidata à reeleição, é presença garantida na convenção

O Partido da República (PR) fará sua convenção neste domingo (24), a partir de 15h, no ginásio do Automóvel Clube Fluminense, para oficializar a escolha dos candidatos a prefeito, vice e à Câmara Municipal em Campos nas eleições de outubro. Estarão presentes o deputado federal e presidente regional do PR, Anthony Garotinho, a prefeita Rosinha Garotinho, que terá o nome homologado na chapa majoritária ao lado do vice, Dr. Chicão, vitoriosa nas eleições de 2008.
Esta semana, em entrevista a O Diário, Garotinho desfez especulações de que haveria alterações na composição da chapa, confirmando o nome de Chicão ao lado de Rosinha. “Como não tem proposta para Campos, a oposição faz o papel da ‘Dona Candinha’, a fofoqueira”, disse Garotinho.

O PR lidera a aliança com outros 14 partidos, na frente “Campos de Todos Nós”: PHS, PT do B, PP, PSB, PRB, PTB, PTC, DEM, PSC, PRTB, PSC, PMN, PSDB e PTN. Muitos fazem as convenções no mesmo local, mais cedo, caso do PTdoB, às 14 horas, do ex-secretário de Comunicação e candidato a vereador, Mauro Silva.

Rotina de convenções até o dia 30 
Até o dia próximo 30, prazo final estipulado pela Justiça Eleitoral, os partidos seguem os preparativos para a reta final da temporada de convenções partidárias, visando às eleições de outubro. O DEM, presidido pelo ex-deputado José Cláudio de Oliveira Martins, anuncia a sua para o dia 26, na sede do partido, à Avenida XV de Novembro, próximo ao fórum.
O PSDB realiza sua convenção dia 29, das 15h às 21h, na sede do partido, à Rua Tenente Coronel Cardoso (Formosa). Segundo o vice-presidente dos tucanos, Robson Colla, na coligação com o PTB, presidido pelo ex-vereador Édson Batista, serão lançados 13 candidatos à Câmara.
No último dia, PT, PDT, PMDB,PSD e o Psol também farão suas convenções. Os petistas já têm como candidato à prefeitura o médico Makhoul Moussalem, faltando a definição do nome do candidato a vice, que sairá de uma coligação com outros dois partidos. O PRP reúne convencionais também no dia 30, entre 15h e 17h, na Rua Formosa, 753 altos – Centro. O Psol reúne mais dois partidos (PCB e PSTU) na Frente de Unidade Popular (Fupo).

Fonte: Jornal O Diário